Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum Trabalhista Ruy Barbosa completa seis anos nesta sexta-feira

    Nesta sexta-feira, 26 de março de 2010, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa comemora seu sexto aniversário. Construído em um terreno de 12 mil m², o fórum possui 90 varas divididas em 19 andares. O prédio tem duas torres; 20 elevadores; rampas interligando torres e andares; área verde de 2.500 m² e estacionamento com capacidade para 1.300 veículos - para magistrados, servidores e advogados. Diariamente, cerca de 15 mil pessoas circulam pelo prédio.

    Localizado na avenida Marquês de São Vicente, 235, no bairro da Barra Funda, o Fórum Ruy Barbosa possui, em suas dependências, auditório, biblioteca, serviços e cursos abertos à população e a operadores do Direito. Sua inauguração, em 2004, proporcionou não apenas melhores condições para o trabalho de advogados, magistrados, servidores e auxiliares, mas também para a própria Justiça Trabalhista.

    Setores e serviços

    No auditório do 1º subsolo, com capacidade para 429 pessoas, são realizadas as Hastas Públicas Unificadas, palestras e eventos culturais. No 2º andar, está localizado o ambulatório médico para magistrados e servidores. Além desse ambulatório, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) mantém um ambulatório específico para atendimento de urgência.

    A biblioteca "Dr. Nebrídio Negreiros" conta com um acervo de 10 mil livros e 12 mil periódicos e CD-ROMs, prestando serviços de atendimento (em média 130 por dia), consulta e empréstimos. Disponibiliza ainda computadores para consulta ao acervo e à internet.

    No fórum, também se encontram a Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região, que promove cursos abertos para a comunidade jurídica; a Associação dos Magistrados da 2ª Região e o Espaço do Advogado "Cesarino Junior", que atende advogados, estagiários e estudantes de Direito, prestando serviços de cópia, internet, fax, consultoria jurídica e livraria.

    Junto à Praça da Justiça, átrio do fórum, o restaurante "Uno Due", a cafeteria "Parada Rápida" e uma agência dos correios oferecem diversos serviços para o público interno e externo do TRT da 2ª Região.

    O piso térreo do fórum conta, ainda, com uma agência bancária do Banco do Brasil, aberta para a população, e o posto de atendimento da Agência Setor Público São Paulo, para atender as necessidades do TRT-SP, bem como de advogados e partes.

    Entorno

    Estando a 700 metros do Terminal Rodoviário e Urbano, do Metrô e da CPTM, o fórum é servido por 15 linhas de ônibus, com 124 veículos hora/pico, que têm ponto de parada em frente ao prédio. Na região, existem cerca vários estacionamentos. É possível observar estabelecimentos de todos os gêneros, como lotéricas, farmácias, livrarias, salões de beleza etc.

    A construção do Fórum Ruy Barbosa também foi um março para o comércio local. Segundo dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em 2003 havia 161 empreendimentos comerciais nas ruas próximas ao prédio, e em 2009 esse número passou para 354, o que representa uma expansão de 119,84%.

    O crescimento do comércio foi acompanhado de lançamentos imobiliários. Diversos escritórios advocatícios migraram para a região, estimulando construtoras a investirem em prédios para acolhê-los. Lançamentos residenciais foram feitos, e atualmente há grandes incorporações em andamento.

    Memória

    Durante muito tempo, as varas trabalhistas da capital paulista estavam instaladas em cinco prédios da região central da cidade, funcionando de forma precária. As secretarias não possuíam espaço suficiente para guardar os processos, além de não haver banheiros, telefones públicos e estrutura apropriada para atender os advogados e a população.

    As varas e alguns setores do TRT-2 ficavam em prédios diferentes, o que requeria uma logística maior para o encaminhamento de feitos e petições. Para se ter ideia, uma petição protocolizada em um prédio só chegava a outro no dia seguinte, situação agravada pelo trânsito entre os locais, o que conferia morosidade ao processo.

    Com a inauguração do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, e a reunião de todos os setores e varas do trabalho, houve sensível melhora para as atividades do tribunal e para aqueles que convivem com a comunidade jurídica trabalhista.

    Iniciada em 1992 e paralisada em 1998, a obra de construção do Fórum Ruy Barbosa foi retomada em 2002. A finalização e inauguração do prédio, em 2004, foram resultados de esforço e coragem das administrações da época, que venceram obstáculos políticos, financeiros e burocráticos.

    Em última instância, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa representa o papel de oferecer um serviço público de melhor qualidade para toda a população, desempenhado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, no seu.

    Arquitetura

    Com área aproximada de 85.200m2, 19 pavimentos ligados por rampas metálicas e uma praça de 50 metros coberta por um teto de vidro a 70 metros de altura, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa provoca olhares admirados das pessoas que por ele circulam diariamente.

    Projetada pelos arquitetos Decio Tozzi e Arquiteta Karla Albuquerque, a obra foi desenvolvida para proporcionar uma nova visão da justiça, mais próxima da população.

    A Praça da Justiça, por exemplo, foi criada para ser como a praça de uma cidade, onde as pessoas circulam livremente, tendo acesso a serviços como restaurantes, correios e banco. O piso idêntico ao da calçada externa remete proximidade, um convite ao público. As amplas vidraças aludem à transparência.

    Durante as comemorações ao aniversário de cinco anos do prédio, o arquiteto Decio Tozzi afirmou ter sido um desafio projetar Fórum. Ao desenhar a obra, buscava uma visão global do órgão, correspondente às atividades ali desempenhadas, mostrando que, no local, cada qual realiza sua função, mas sempre faz parte de um conjunto: "um órgão que trabalha junto", disse.

    Atualmente, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa integra o acervo permanente do museu Centro Georges Pompidou, na França, ao lado de obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e Walter Toscano.

    • Publicações5026
    • Seguidores632045
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações570
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-trabalhista-ruy-barbosa-completa-seis-anos-nesta-sexta-feira/2133710

    Informações relacionadas

    Todas as varas trabalhistas do Fórum Ruy Barbosa já têm o PJe-JT implantado

    Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
    Artigoshá 7 anos

    Conheça as diferenças entre Comarca, Vara, Entrância, Fórum e Instância

    Estacionamento do Fórum Ruy Barbosa ficará com acesso vedado a partir de 1º de setembro

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 14 anos

    Fórum Criminal da Barra Funda tem 237 mil processos em andamento

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)