Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    FRENTE PARLAMENTAR DEBATE SITUAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO

    Sem receber repasses do Governo do Estado há 20 meses, integrantes da Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização de Gestão se reuniram com a Frente Parlamentar em Defesa e Fortalecimento da Política de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em audiência pública nesta quinta-feira (31/08), para debater possíveis soluções.

    O presidente da Frente, deputado Zaqueu Teixeira (PDT), propôs que sejam agendadas reuniões com a primeira dama do estado, Maria Lucia Horta Jobim, com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, e com o governador Luiz Fernando Pezão, para que a política de Assistência Social deixe de ser uma subsecretaria da pasta de Ciência e Tecnologia e volte a ser uma secretaria.

    "A primeira dama é responsável pela obra social do estado e nos apoiou na luta para manter a Secretaria de Estado de Cultura. Acredito que ela possa nos ajudar nessa questão. É importante procurar também o Tutuca, e garantir que ele não se oponha a este movimento. Depois então, conversar com governador Pezão, para que ele possa perceber a importância da assistência social no estado do Rio e juntos possamos avançar nessa questão", explicou Zaqueu.

    Prioridade

    A subsecretária de Assistência Social e Descentralização de Gestão, Nelma de Azeredo, afirmou que a volta da secretaria é prioridade. "A assistência social faz parte do tripé da seguridade social e hoje estamos nessa situação de extrema vulnerabilidade. É urgente que voltemos a ser uma secretaria para que tenhamos um orçamento digno para desenvolver o trabalho para quem mais precisa", defendeu.

    Além dessa agenda, foram colocados em pauta a criação de um comitê de representação para companhar a questão financeira do estado; a volta de concursos públicos para profissionais da área e a criação de frentes parlamentares nas câmaras municipais para que a assistência seja valorizada e para fortalecer a luta do setor.

    Para o deputado Márcio Pacheco (PSC), integrante da frente parlamentar, é necessário mudar a visão política. "Com esse movimento haverá o empoderamento dos municípios para pressionar o governo do estado de que não é possível que seja apenas uma subsecretaria. É preciso aumentar o orçamento. Hoje a Execução está em torno de 0,58% da Receita Líquida, e tem que ser no mínimo 5%", afirmou.

    Primeiro passo

    O deputado Zaqueu Teixeira formulou o projeto de lei 2.804/14, que regulamenta a Política Estadual de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no estado do Rio, com o objetivo de garantir proteção às famílias e indivíduos, defender e ampliar os direitos, contribuir para a equidade social e enfrentar padrões de exploração, violência e discriminação nas relações sociais.

    A proposta foi aprovada em primeira discussão pela Alerj, em junho deste ano, e ainda será votada em segunda discussão. A norma, que segue as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), tem como uma das regras estabelecidas que o estado seja o responsável por apoiar os municípios técnica e financeiramente na implementação de políticas de assistência social. De acordo com o texto, o sistema seria custado com verbas federais, repassadas por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), e que seja pelo menos 3% do orçamento global do estado.

    Também estiveram presentes gestores de assistência social de diversos municípios, o representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Patrick Ataliba e a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Coegemas-RJ), Daiana Izabel.

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/frente-parlamentar-debate-situacao-da-assistencia-social-do-estado/494242448

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)