Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Frente parlamentar defende regulamentação da profissão de despachante

    O despachante documentalista é responsável por agilizar processos junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Despachantes e Documentalistas do Brasil defende regulamentação da profissão. Proposta em discussão no Senado (PLS 292/14) detalha o exercício da atividade do despachante documentalista, responsável por dar mais agilidade a processos junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como Detrans, Ibama, Incra e Receita Federal. O projeto acrescenta pontos à lei que criou o conselho federal e os conselhos regionais de despachantes documentalistas (Lei 10.602/2002), já que a norma não se aprofunda quanto ao exercício profissional.

    O procurador jurídico do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas, David Leal Diniz, pede que a regulamentação também esclareça qual a personalidade jurídica do conselho. David destaca que hoje a Justiça não pacificou se os conselhos de despachantes documentalistas são de direito público ou privado.

    “Existe uma dança de decisões conflitantes, o que prejudica muito a harmonia entre os despachantes documentalistas e os órgãos dos municípios, dos estados e do governo federal."

    O presidente da frente parlamentar, deputado Cleber Verde (PRB-MA), reforça que a lei não contempla na sua totalidade as necessidades desses profissionais e impede que os conselhos realizem a fiscalização.

    " Entendemos que tem várias atividades que podem ser desempenhadas e desenvolvidas, intermediadas por esses despachantes, desde que haja uma regulamentação e, especialmente, um apoio dos órgãos para que essa atividade continue a exercer tão bem a sua profissão e apoiando, como sempre faz, a sociedade e o cidadão. "

    Além da regulamentação da profissão do despachante documentalista, a frente parlamentar que defende a categoria também busca a aprovação da proposta que estabelece a responsabilidade dos órgãos executivos de trânsito para credenciar ou nomear os despachantes de trânsito (PL 6239/09). Outro projeto considerado prioritário institui o Dia Nacional do Despachante Documentalista (PL 773/07).

    Reportagem — Tissyane Scott
    • Publicações97724
    • Seguidores268373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações352
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/frente-parlamentar-defende-regulamentacao-da-profissao-de-despachante/345490875

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)