Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Frente Parlamentar do Agronegócio faz reunião na Tecnoshow, em Rio Verde

    A Frente Parlamentar de Agronegócio da Assembleia Legislativa realizou sua segunda reunião nessa segunda-feira, 13, em Rio Verde, numa parceria com a Comissão de Grãos da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O eventou aconteceu no estande do sistema Faeg montado na Tecnoshow Comigo, a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste Brasileiro, que prossegue até o dia 17.

    A possibilidade da redução do ICMS do óleo diesel ao produtor rural, a criação do Fundo de Incentivo à Cultura da Soja, a escassez e qualidade ruim da energia e o atual modelo do seguro rural foram alguns dos pontos debatidos durante a reunião.

    O presidente da Frente do Agronegócio, deputado Lissauer Vieira (PSD), filho de produtores rurais, abriu a reunião discorrendo sobre a minuta de um projeto que pretende sugerir ao Governo do Estado a desoneração do ICMS sobre o óleo diesel aos produtores e transportadores do Estado.

    “O gasto com combustível é um dos maiores custos operacionais da lavoura a penalizar os produtores. Dessa forma, a redução da alíquota do ICMS do óleo diesel terá forte impacto positivo, proporcionando assim um maior investimento na produção que, por consequência, elevará a produtividade, gerando mais divisas para o Estado e diminuindo o valor do alimento ao consumidor final”, argumentou.

    Lissauer reafirmou, em um auditório com mais de 50 pessoas ligadas ao campo, que o produtor não pode mais ser visto apenas como um homem simples, mas como um empresário, seja pequeno ou grande. Para isso, ele levantou questões como a necessidade de investimento em assistência técnica e da concessão, por parte do Governo Estadual, de mais suporte ao pequeno produtor rural.

    “Como disse a ministra da Agricultura, Kátia Abreu: o pequeno e médio produtor não quer benesses e sim oportunidade de trabalho e de crescer”, lembrou o parlamentar.

    Ascenção dos produtores

    O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, também se posicionou sobre o tema, lembrando que apenas 15% dos produtores no Estado estão nas categorias A e B, ou seja, 85% dos produtores estão nas classes C, D e E. "A nossa meta, acima de tudo, é fazer com que parte desses produtores das D e E subam para a Classe C e os da Classe C para B e A”, completou.

    O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Goiás (Aprosoja Goiás) e vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, discorreu sobre a criação do Fundo de Incentivo à Cultura da Soja, que será gerido por um Conselho formado por diversos segmentos organizados da sociedade e dos poderes constituídos.

    “Precisamos de leis que possibilitem o crescimento da produção, aumento de empregos e, como consequência, geração de renda. Também vamos buscar a implantação do Fundo da Soja, para atender a pesquisa, assistência técnica e os pequenos produtores”, disse Bartolomeu Pereira.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/frente-parlamentar-do-agronegocio-faz-reuniao-na-tecnoshow-em-rio-verde/209462844

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)