Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Frente Parlamentar Evangélica se reúne para discutir novo Código Penal

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    A Frente Parlamentar Evangélica e a Frente Parlamentar da Família realizam hoje (30), às 10h30, reunião para tratar dos pontos polêmicos do Projeto da Reforma do Código Penal (PLS 236/12) que tramita no Senado.

    O senador Pedro Taques (PDT-MT), relator do projeto apresentará os pontos da reforma que tratam de temas que preocupam o segmento evangélico como a descriminalização do aborto, a regulamentação da eutanásia, a redução da idade do consentimento da relação sexual de 14 para 12 anos de idade, a criminalização da homofobia, a legalização das casas de prostituição, entre outros.

    A proposta do Senado está prevista para ser votada entre o fim de setembro e o início de outubro deste ano.

    De acordo com informações da bancada evangélica, estas inovações do texto, que data de 1940, provocaram a reação dos líderes evangélicos do país que começam a organizar uma força-tarefa para combater o mais agressivo ataque aos valores cristãos da história da nação.

    Agência Câmara de Notícias

    A reunião no Senado será coordenada pelo senador Magno Malta (PR-ES), integrante da bancada evangélica e também da Comissão Especial da Reforma do Código Penal. A nova legislação, em tramitação no Senado, foi elaborada por uma comissão de juristas chefiada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp. Para ele, a lei atual, que já tem 72 anos, deveria ser aposentada compulsoriamente.

    O Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) em vigor é de 1940. Naquela época, não havia clonagem de cartões, roubo de dados de computadores, bullying, crime organizado, etc. Para adequar a lei aos novos tempos, duas comissões diferentes estão em funcionamento no Congresso. A proposta do Senado é mais ampla, enquanto a Câmara apostou em uma reforma fatiada da lei atual para reequilibrar as penas.

    Agência Câmara de Notícias

    As duas propostas têm alguns pontos em comum. Ambas criminalizam o enriquecimento ilícito - que é acumular bens incompatíveis com o rendimento ou o patrimônio - e diminuem as penas para furto simples casos em que não há violência. Também pretendem descriminalizar o porte de drogas, desde que a quantidade apreendida corresponda a cinco dias de consumo.

    Agência Câmara de Notícias

    Sem polêmica

    A Câmara, por outro lado, discute uma reforma pontual no Código Penal, elaborada pela Subcomissão de Crimes e Penas, que faz parte da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A subcomissão propõe pequenas mudanças no código e em outras leis penais para reequilibrar as punições da lei.

    Agência Câmara de Notícias

    A estratégia da Câmara foi tentar se afastar de temas com grande resistência, para que a proposta seja analisada com mais facilidade. Isso justamente porque o projeto do Senado já tem a oposição declarada dos parlamentares religiosos.

    A reunião será realizada no Plenário 13 da Ala Senador Alexandre Costa.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/frente-parlamentar-evangelica-se-reune-para-discutir-novo-codigo-penal/100046049

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)