Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Funcionário de empresa privatizada pode ser demitido sem motivos, diz TRT-1

    há 8 anos

    O argumento foi negado, pois, uma vez privatizado, a empresa deixou de integrar a administração pública. Além disso, não há direito adquirido a regime jurídico.

    A dispensa de emprego de empresa privatizada não precisa ser motivada, uma vez que a companhia deixou de integrar a administração pública. Com esse entendimento, a 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) confirmou ser válida a demissão de empregada de uma empresa da área de resseguros.

    A trabalhadora foi admitida por concurso público em 1980 e foi demitida em 2014, depois que a sociedade de economista mista foi privatizada em outubro de 2013. Ela pediu sua reintegração ao emprego, sob o argumento de que a dispensa deveria ter sido motivada, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal manifestado em 2013 no julgamento do Recurso Extraordinário 589.998. O argumento foi negado pela relatora do caso, desembargadora Claudia Gomes Freire. Ela explicou que, uma vez privatizado, a empresa deixou de integrar a administração pública. Além disso, não há direito adquirido a regime jurídico.

    Fonte: Conjur

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/funcionario-de-empresa-privatizada-pode-ser-demitido-sem-motivos-diz-trt-1/368600195

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)