Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Fundação Catarinense de Educação Especial debate sexualidade dos deficientes

    A administração da sexualidade pelos deficientes foi debatida por ocasião do 44º aniversário da Fundação Catarinense de Educação Especial. O debate aconteceu nesta terça-feira (8), às 14 horas, no auditório deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.

    Para a professora Lucena Dall Alba, da UFSC, o debate sobre a sexualidade “está vinculada aos olhares que temos sobre o sexo”, mediados pela biologia e medicina e marcados pelo pecado e a doença. De acordo com Lucena, sob estes pontos de vistas o sexo é privativo do homem e da mulher adultos e economicamente independentes, enquanto os deficientes são percebidos como seres assexuados.

    Lucena, cuja irmã foi identificada como deficiente, contou sua experiência e descreveu a reação da família quando a irmã manifestou o desejo de transar, namorar e casar. “Literalmente enlouquecemos com a possibilidade dela ter uma relação sexual”, confessou. Para a professora Jimena Furlani, da Udesc, os educadores e os pais precisam perceber a sexualidade dos deficientes para ajudá-los a compreender conceitos como privacidade e intimidade. Jimena afirmou que as políticas adotadas pela Udesc, como a acessibilidade e a inclusão, possibilitaram a muitos deficientes a oportunidade de cursar o terceiro grau, “apesar da sociedade excludente”.

    O professor Álvaro José de Oliveira, do curso de Medicina da Unisul, destacou a gravidez indesejada, quando a “menina não tem condições de cumprir o papel de mãe e educadora”. Segundo Álvaro, os profissionais que atuam no ambulatório na Unisul estão orientando as famílias no sentido de pensar na sexualidade do deficiente. “Eles também tem o direito à pílula, à laqueadura e à esterilização”, defendeu. Participaram do evento professores das redes pública e privada, da FCEE, alunos, pais e deficientes residentes na Grande Florianópolis. (Vitor Santos).

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fundacao-catarinense-de-educacao-especial-debate-sexualidade-dos-deficientes/3111219

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)