Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fundação Palmares quer lançar iniciativa para promover cultura quilombola

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Representantes da Fundação Palmares informaram que existem 1711 comunidades remanescentes de quilombos. A Fundação Cultural Palmares quer lançar em outubro iniciativa para promover a cultura quilombola em todo o País. O anúncio foi feito nesta quarta-feira durante o seminário Quilombo Vivo: Promover e proteger o patrimônio cultural quilombola organizado pela Comissão de Educação e Cultura e a Fundação Palmares. Existem, atualmente, 1711 comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas pelo órgão

    Segundo o presidente da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, Elói de Araújo, o Quilombo Cultural quer traduzir as ideias de manifestações culturais que os quilombos têm em benefícios econômicos.

    Ele informa que serão criadas ações que estimulem o empreendedorismo nas comunidades quilombolas, como restaurantes e pousadas. Todos esses elementos envolvidos e darão condição de emancipação da comunidade do ponto de vista econômico. O anúncio oficial será feito pelo Ministério da Cultura no final de outubro ou início de novembro.

    O secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, disse que a dificuldade do governo é conciliar as necessidades de desenvolvimento e crescimento do País com a preservação de culturas tradicionais como a quilombola. Temos que conseguir superar a aparente contradição entre o desenvolvimento de infraestrutura e a preservação, afirmou.

    Questão fundiária

    Se percebermos a comunidade quilombola só por conta da questão fundiária não percebemos a questão geral como tal, disse o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Palmares, Alexandre Reis, em resposta a representantes de quilombos de Pernambuco, Minas Gerais e Goiás que solicitaram maior empenho para agilizar a regularização fundiária das comunidades.

    O diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Andrey Rosenthal, reconheceu que o órgão ainda tem dificuldade em dialogar com as comunidades quilombolas na hora de analisar a possibilidade de tombamento ou não. Os problemas do IPHAN nascem de uma visão ainda fechada. Temos o compromisso de renovação institucional.

    Os deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Eudes Xavier (PT-CE) afirmaram que garantir a proteção da cultura quilombola é um passo para levar à conquista do território. Temos que ter a mesma velocidade de garantir a proteção da cultura e garantir a titulação dos territórios, disse Dutra. Segundo ele, isso explicaria a ação de fazendeiros ao destruir construções de quilombos para apagar os vestígios culturais e dificultar o reconhecimento do território e a legalização da propriedade.

    O evento, sugerido pelos deputados Luiz Alberto (PT-BA), Vicentinho (PT-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN), continua na tarde de hoje com palestras sobre a proteção e promoção das criações artísticas, dos bens culturais e dos registros da memória das comunidades quilombolas e nesta quinta-feira (15) sobre o desenvolvimento da economia e a implementação de políticas públicas nessas regiões.

    • Publicações97724
    • Seguidores268408
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fundacao-palmares-quer-lancar-iniciativa-para-promover-cultura-quilombola/2836471

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)