fundo de comercio - goodwill analisado em palestra no crcpr.
O fundo de comércio �- goodwill é um bem com características dominantes de incorpóreo, e recessivas, de corpóreo, lastreado na economicidade ou no superlucro, criado pelo titular da empresa (atividade) e seus colaboradores no exercício desta. Definição do professor Wilson Alberto Zappa Hoog, na palestra que ministrou dia 30 de maio, no CRCPR, ocasião em que lançou o livro Fundo de Comércio Goodwill em: Apuração de haveres, Balanço Patrimonial, Dano Emergente, Lucro Cessante e Locação não-residencial. Prefaciada pelo professor Antônio Lopes de Sá, a obra foi editada pela Juruá.
Zappa Hoog explicou que goodwill, fundo de comércio, fundo de empresa, fundo aziendal e aviamento são termos equivalentes, distinguindo dos conceitos do estabelecimento, do fluxo de caixa descontado e do ágio. Cercando-se de fundamentos da ciência contábil, procurou demonstrar o real sentido e alcance do tema, no contexto sócio-econômico, especialmente no Brasil. O fundo de comércio-goodwill é um atributo do estabelecimento empresarial, ensinou, distinguindo as sociedades empresárias e as simples, o fundo adquirido e o desenvolvido internamente, métodos de avaliação, vetores do fundo como a marca e a clientela, o equilíbrio entre o fundo de comércio e o fluxo de caixa desconto, a questão da publicidade nas demonstrações contábeis e noutros espaços, o fundo de comércio goodwill em contrato de locação de imóvel não-residencial e atividades de representação comercial.
Estes tópicos, na verdade, correspondem à seqüência de assuntos do índice do livro, que traz entre suas principais conclusões afirmações como: o goodwiil não se confunde com ágio (...) não existe nas sociedades simples, nos partidos políticos, nas entidades religiosas, nas associações e fundações, por não possuírem essas células sociais o elemento de empresa (...) pode ter na sua composição: a marca, a rede de distribuição dos bens e serviços, o ponto de autofinanciamento do negócio, as garantias, a tradição, os direitos autorais, o know-how, a franquia, a qualidade e notoriedade, o crédito, os recursos humanos, o ponto comercial, a clientela, os contratos de negócios como representação ou distribuição de bens ou serviços, patentes, quota de mercado, posição monopolista ou barreiras de entrada, símbolos publicitários, desenhos, insígnias (...) registra-se por débito no ativo permanente e crédito no patrimônio líquido, inclusive os seus ajustes anuais pela revisão de seu valor por impairment.
Professor de pós-graduação, perito-contador, Zappa Hoog é autor de inúmeras outras obras de contabilidade, entre elas: Resolução de Sociedade & Avaliação do Patrimônio na Apuração de Haveres, Prova Pericial Contábil: Aspectos Práticos & Fundamentais, Código Civil �- Especial para Contadores, Perícia Contábil, Normas Brasileiras de Perícia, Tricotomia Contábil, Contabilidade �- um Instrumento de Gestão, Lei das Sociedades Anônimas �- Interpretada e anotada em seus principais aspectos, Moderno Dicionário Contábil �- da Retaguarda à Vanguarda.
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