Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Furto de água prejudica abastecimento de Bezerros

    há 16 anos

    Mesmo com uma produção de 94 litros de água por segundo, do Sistema Jucazinho, o município de Bezerros, no Agreste Central, só está recebendo 45 litros/segundo. As perdas, motivadas por furtos de água das adutoras da Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, estão prejudicando mais de 60 mil pessoas no município, que estão com o abastecimento precário.

    Com o objetivo de regularizar a vazão para 80 litros/segundo, a Compesa iniciou nesta quarta-feira (10) a fiscalização no trecho de 20 km da adutora de Jucazinho, entre Ameixas e Bezerros, retirando as ligações clandestinas, a principal causa do problema. Na primeira propriedade fiscalizada, localizada a 5 km de Bezerros, os técnicos encontraram um barreiro com mais de 1.200 m³ de água.

    A equipe chegou ao local atraída pelo verde contrastante com a paisagem árida comum, nesta época do ano. Os técnicos da Compesa não tiveram muito trabalho para detectar, logo na entrada da fazenda, a ligação clandestina, que fazia um desvio do próprio cano da adutora que transporta água para o município. A quantidade de água utilizada para encher o barreiro representa o consumo diário de 1.200 casas com quatro moradores.

    Iremos apertar o cerco em todas as propriedades. Não podemos permitir ligações irregulares porque os maiores prejudicados são os consumidores, que deixam de receber água em casa por conta de ações como esta, destacou o coordenador de controle de perdas e furto de água, da Compesa, Marcílio Araújo. Com o trabalho de fiscalização, a Compesa espera diminuir, num curto espaço de tempo, o sistema de rodízio de água em Bezerros.

    O dono da fazenda não foi encontrado no local. A ligação clandestina foi desfeita e a propriedade ficou sem abastecimento dágua. O local só poderá voltar a utilizar a água da Compesa após a instalação de um hidrômetro. De imediato, a Compesa vai encaminhar o caso para o Ministério Público.

    • Publicações897
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/furto-de-agua-prejudica-abastecimento-de-bezerros/367843

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)