Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    GASTO COM EMPILHADEIRA NÃO É INSUMO

    Publicado por LegisCenter
    há 12 anos
    A Receita Federal divulgou uma solução de consulta que impede o contribuinte de aproveitar créditos de PIS e Cofins relativos à manutenção e compra de peças, combustíveis e lubrificantes para empilhadeiras. Na mesma solução, a superintendência do órgão em Minas Gerais, entendeu que a aquisição de paletes - sobre os quais são armazenadas matérias-primas, produtos intermediários e acabados - também não gera créditos das contribuições. A interpretação está na Solução de Consulta nº 51, publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU). Apesar de ter efeito legal somente para a empresa que formulou a dúvida, a solução de consulta serve como orientação para os demais contribuintes. Para o advogado Mauricio Barros, do Gaia, Silva, Gaede & Associados, o conceito de insumo utilizado pela Receita Federal é bastante restrito. Segundo ele, a solução de consulta vai contra decisões recentes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e do próprio Judiciário. "O entendimento preponderante é que o essencial ao processo produtivo deve ser considerado insumo", diz. O advogado cita como exemplo decisão do Carf em que se admitiu o uso de créditos decorrentes de fretes para transporte de produtos semi-acabados dentro de uma unidade fabril do contribuinte. Para Barros, os gastos com empilhadeiras e paletes são essenciais ao processo de produção. "Dessa forma, na minha opinião, dão direito ao crédito", diz. As empilhadeiras são usadas, geralmente, para o transporte de matérias-primas, produtos intermediários e acabados entre as linhas de produção.
    • Publicações9017
    • Seguidores389801
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1385
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gasto-com-empilhadeira-nao-e-insumo/3136157

    Informações relacionadas

    Studio Fiscal, Contador
    Artigoshá 9 anos

    Energia Elétrica – Direito a crédito de PIS e COFINS sobre a energia utilizada nas empresas independe do setor e finalidade

    Studio Fiscal, Contador
    Artigoshá 10 anos

    Manutenção de maquinas e equipamentos utilizados na produção de insumos geram créditos tributários

    Márcio Balduchi, Contador
    Notíciashá 9 anos

    Receita Federal entende que EPI não gera crédito de Pis e COFINS.

    Ferramenta gera crédito de Cofins

    Studio Fiscal, Contador
    Artigoshá 9 anos

    Manutenção de Máquinas e Equipamentos - Despesas e Crédito de PIS e Cofins

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)