Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Geraldo Alckmin sanciona a Lei 15.432 e aumenta complementação dos Cartórios Deficitários

    LEI No 15.432,¿DE 4 DE JUNHO DE 2014

    (Projeto de lei no 743/12, do Deputado Roque Barbiere – PTB))

    Altera a Lei no 11.331, de 26 de dezembro de 2002, que dispõe sobre os emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro

    O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

    Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu pro- mulgo a seguinte lei:

    Artigo 1o - Os artigos 22, 23, 25 e 27 da Lei no 11.331, de 26 de dezembro de 2002, passam a vigorar com a seguinte redação:

    “Artigo 22 - ..................................................... ..................................................................¿II - se houver superávit, à complementação da receita bruta mínima das serventias deficitárias, até 13 (treze) salários mínimos mensais.

    Artigo 23 - O repasse aos oficiais de registro civil das pessoas naturais será efetuado pela entidade gestora na mesma proporção dos atos gratuitos praticados ou modificados aos usários, entre oficiais registradores, e ao Poder Público, até o dia 20 do mês subsequente ao da prática dos atos, considerando-se:

    I - os valores de compensação previstos na respectiva tabela de emolumentos para os atos gratuitos estabelecidos em lei federal;

    II - os valores destinados ao oficial, previstos na respectiva tabela de emolumentos para a remuneração dos demais atos praticados a usuários beneficiários da gratuidade;

    III - os valores destinados ao oficial, previstos no item 11, da respectiva tabela de emolumentos, para compensação de cada informação de ato praticado prestada aos usuários, entre os oficiais registradores pela rede interna de computadores, e aos órgãos públicos Federal, Estadual e Municipal, não se compre- endendo dentre a compensação as informações prestadas para fins meramente estatísticos.

    Artigo 24 –

    Artigo 25 - Considera-se deficitária a serventia cuja receita bruta não atingir o equivalente a 13 (treze) salários mínimos mensais.

    Artigo 26 - .....................................................

    Artigo 27 - Em caso de haver sobra da verba destinada à compensação dos atos gratuitos do registro civil das pessoas naturais e à complementação da receita mínima das serventias deficitárias, e não havendo atos gratuitos pretéritos praticados pelo registro civil desde a edição desta lei a serem compensados, o superávit será lançado em conta própria a título de reserva para a finalidade prevista nos artigos 24, 25 e 26, e o que per- sistir por mais de doze meses sem a referida utilização será con- vertido em receita da entidade gestora para o aprimoramento do atendimento dos seus fins institucionais, e ao desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico, jurídico e tecnológico das atividades notariais e de registro.” (NR)

    Artigo 2o - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 4 de junho de 2014

    ¿GERALDO ALCKMIN

    ¿Edson Aparecido dos Santos

    Secretário-Chefe da Casa Civil

    Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 4 de junho de 2014.

    (Publicado no Diário Oficial de 5 de junho de 2014)

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/geraldo-alckmin-sanciona-a-lei-15-432-e-aumenta-complementacao-dos-cartorios-deficitarios/122423844

    Informações relacionadas

    Artigo - Conhecendo os cartórios – Seu valor e desarrazoados mitos – Parte 3 - por Fernando Alves Montanari

    TJSP NOMEIA DOIS OFICIAIS DE JUSTIÇA PARA A COMARCA DE SANTA FÉ DO SUL.

    Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    Quais são os 4 perfis da teoria poliédrica da empresa?

    Julio Martins, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como é a remuneração de quem trabalha em Cartório? Ganha por Comissão ou Salário Fixo?

    Notíciashá 14 anos

    STJ reitera que imposto de renda incide sobre abono de permanência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)