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17 de Junho de 2024
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    Gestão Empresarial

    Publicado por Fernando Pensak
    há 6 anos

    A CONSTRUÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL ATRAVÉS DA METODOLOGIA: O PAPEL DO PEDAGOGO EMPRESARIAL NA ATUALIDADE

    Pedagogia é um tema muito rico, mas por ser extremamente extenso requer estudos aprofundados e muita pesquisa. Este trabalho tem a finalidade de conceituar a Pedagogia Empresarial, enfatizando o docente em suas ações educativas, seus campos de atuação, enfocando que a presença do Pedagogo Empresarial transforma, modifica e renova todo o ambiente organizacional ou institucional, utilizando seus métodos e recursos para inovar pessoas e desenvolvê-las para o cargo a ser ocupado. No âmbito empresarial, psicólogo e pedagogo vêm atuando junto às dificuldades da organização ligadas aos assuntos de recursos humanos, na gestão de pessoal proporcionando integração do funcionário junto à diretoria, em ações resolutivas de conflitos para maior rendimento no exercício das tarefas do pessoal. O Pedagogo é um mediador do processo de aprendizado, pesquisador, gestor. Esse profissional tem domínio da ciência pedagógica que fundamenta sua atuação, Portanto o pedagogo atua na área de desenvolvimento de recursos humanos, sendo responsável pela preparação e voltada para as necessidades da organização. A função do pedagogo empresarial é a qualificação de pessoal nas diferentes áreas do saber empresarial gerando qualidade e produtividade. Dessa maneira esse profissional atua como articulador entre desenvolvimento de estratégias organizacionais desenvolvendo atividades no departamento de recursos humanos.

    Palavras-Chave: Pedagogia Empresarial


    A pedagogia deixou de ser apenas mais uma disciplina da área de educação, entrou no mercado de maneira mais ampla, suprindo as necessidades da sociedade e das empresas. Nas empresas, os pedagogos atuam na área de Recursos Humanos, em setores como: Desenvolvimento e Treinamento, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento Gerenciado. A realidade empresarial requer, hoje, um apoio específico de profissionais que permitam uma garantia de resultados e soluções para os problemas existentes com rapidez e eficiência.

    Segundo Santos (2004, p. 4) a pedagogia moderna visa preparar o pedagogo para uma atuação junto às empresas de vários ramos: tem sido a perspectiva de um novo e amplo campo de trabalho para pessoas que desejam trilhar uma nova carreira empresarial, que não esteja ligada, diretamente, às áreas administrativa e econômica. Visa a utilizar técnicas diferenciadas, que são aplicadas de acordo com a necessidade do setor ou das pessoas em análise.

    O Pedagogo acompanha todo o desenvolvimento profissional do funcionário, através de sua performance, viabilizando cursos internos e externos, técnicos ou comportamentais, palestras, cursos de idiomas e acompanha o processo de avaliação de desempenho desse profissional. De acordo com Lorenzo (2007), o Pedagogo não é mais só o profissional que atua no ambiente escolar. Ao contrário, dispõe de uma imensa área de atuação, tais como: empresas de diversos setores, ONGS, editoras, sites, consultorias especializadas em T&D e em todas as áreas que requeiram um trabalho educativo.

    Cabe à Pedagogia a busca de estratégias e metodologias que garantam uma aprendizagem melhor e com apropriação de informações e conhecimentos, tendo como base sempre a realização de ideias, se ocupando basicamente com os conhecimentos, as competências, as habilidades e atitudes diagnosticadas, indispensáveis à melhoria da produtividade. De acordo com Martins (2003), as funções desempenhadas pelo Pedagogo dentro de uma companhia estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado.

    A tarefa do Pedagogo Empresarial é, entre outras, a de ser o mediador e o articulador de ações educacionais na administração de informações dentro do processo contínuo de mudanças e de gestão do conhecimento.

    O pedagogo empresarial pode focar seus conhecimentos em duas direções: no funcionário ou no produto da empresa. No primeiro caso, trata-se da atuação no departamento de Recursos Humanos (RH), realizando atividades relacionadas ao treinamento e desenvolvimento do trabalhador.

    Uma empresa se torna socialmente humanizada e lucrativa quando seu compromisso de existência transcende os números. A competência humana é uma qualidade profissional indispensável para o sucesso no mercado de trabalho; é preciso humanizar a competência para que saibamos lidar com as outras pessoas (CAMPANA, 2007).

    Outro aspecto do trabalho que o pedagogo pode vir realizar na empresa se refere à elaboração de programas instrucionais ou diretrizes didáticas. Nas empresas podemos constatar que todas elas fazem um planejamento prévio das etapas de treinamento contendo conteúdos, objetivos, técnicas (lê-se metodologia) e avaliação, porém esse planejamento é realizado sem suporte educacional, ainda que o objetivo seja a qualificação dos trabalhadores, que por mais restrito que se entenda esse conceito, em geral, refere-se à aquisição de conhecimentos do processo produtivo e desenvolvimento de capacidades intelectuais e comportamentais no sujeito que aprende determinado conteúdo (GRECO, 2005).

    A competência humana é uma qualidade profissional indispensável para o êxito no mercado de trabalho. É preciso humanizar a competência para que saibamos lidar com o próximo, principalmente porque a formação humana é o grande diferencial para o sucesso profissional.

    O campo de atuação do pedagogo é tão vasto quanto as práticas educativas na sociedade, onde houver pratica educativa intencional haverá pedagogia. Desta forma, não se deve associá-las a intenções políticas ou pratica alienadora de massas.

    O pedagogo devera ser um profissional capacitado para lidar com fatos e situações diferentes da pratica educativa em vários segmentos sociais e profissionais, que a sua ação seja holística, devera ser além da relação de poder. Com essas atitudes ele será capaz aos poucos de romper o conceito de que só poderia atuar em uma instituição de ensino (GONÇALVES, 2009)

    A maioria das pessoas passa a maior parte do seu tempo, quase dias inteiros no seu local de trabalho e tais jornadas muitas vezes são exaustivas não deixando tempo para mais nada, não há tempo para relacionar-se, comunicar-se, dialogar, encontrar colegas entre outros.

    “A aprendizagem (pessoal, individual e organizacional) faz a diferença no mundo de hoje. Nesse sentido, cultivar, desenvolver e promover a capacidade de aprender passa a ser uma das atribuições do pedagogo empresarial” (RIBEIRO, 2010, p.156)

    Um melhor relacionamento entre as pessoas em um ambiente de trabalho é fundamental para o bom andamento da empresa e para que isso aconteça é preciso que seus integrantes estejam satisfeitos, felizes e muito bem humorados. Para tanto é preciso que se tenha um profissional capacitado para desenvolver trabalhos que motivem, elevem a autoestima e tragam prazer as pessoas que trabalham na empresa, onde não cairão na rotina, para que sintam prazer em trabalhar naquele local e que o dia a dia possa ser tranquilo e harmonioso.

    As grandes empresas perceberam que já não basta ter as melhores máquinas, e melhor estrutura, também vale a pena investir no capital humano (o funcionário), nesse contexto o Pedagogo ou Psicopedagogo Empresarial torna-se grande aliado das organizações, pois é o profissional mais adequado para trabalhar com treinamento, capacitação e motivação de pessoal, ou seja, é um dos profissionais mais adequados para trabalhar com pessoas.

    Cada vez mais as organizações descobrem a relevância da educação no trabalho e descobrem a influência da ação educativa do pedagogo na organização. O pedagogo não mais só atua no ambiente escolar. Ao contrario dispõe de uma vasta área de atuação, tais como: empresas, ONGs, hospitais, Centros Culturais, editoras, sites, consultorias, enfim, em todas as áreas que necessitam de um trabalho educativo.

    Assim, educação nestes espaços vem ratificar esta discussão que se vivencia hoje em dia, o pedagogo sai então do espaço escolar, que até pouco tempo, era seu espaço limitado de trabalho, para se inserir neste novo espaço de atuação com uma visão redefinida da atuação deste profissional.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    COSTA, Marília Maia. Psicopedagogia empresarial. 2.ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2011.

    FRITZEN, Silvino José. Relações humanas interpessoais: nas convivências grupais e comunitárias. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

    MACÊDO, Ivanildo Izaias de; et al. Aspectos comportamentais de gestão de pessoas. 9.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

    OLIVEIRA, Ligia Bitencourt. PEDAGOGIA EMPRESARIAL: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”- São Cristovão-SE/Brasil. 20/22 de setembro de , 2012. Disponível em: LB OLIVEIRA - … e Contemporaneidade em São Cristovão-SE, 2012 - educonse.com.br. [acesso 07/01/2018]

    Pedagogia Empresarial

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    JOS RIBEIRO DOS SANTOS

    • JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOSProfessor
    • Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Politécnica y Artística Del Paraguay, Especialista em AHP pela Faculdade de Ciências Médica da Santa Casa de São Paulo, Especialista em Docência do...

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