Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    GESTÃO: Ministros Pimentel e Gregolin assinam acordo de cooperação

    há 15 anos

    Da Redação (Brasília) - O ministro da Previdência Social, José Pimentel, e o ministro Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, assinaram hoje (25), pela manhã, acordo de cooperação técnica para a troca de informações entre os órgãos. A parceria tem como principal objetivo reunir dados sobre os pescadores artesanais, que integram o segmento de segurados especiais - para aperfeiçoar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

    A assinatura do acordo faz parte das medidas que estão sendo adotadas pelo Ministério da Previdência Social para implantar o sistema de reconhecimento automático de direitos dos segurados especiais, previsto para entrar em vigor em julho deste ano.

    Durante a solenidade, o ministro José Pimentel ressaltou a importância da parceria para esse segmento. "A medida irá permitir que possamos incluir os pescadores artesanais no sistema de reconhecimento automático de direitos", observou o ministro, frisando que eles passarão a ter acesso, mais rápido, a benefícios como aposentadoria e salário maternidade.

    O ministro Gregolin disse que o acordo, além de agilizar e facilitar o alcance dos pescadores artesanais aos benefícios previdenciários, possibilitará o aperfeiçoamento do sistema de identificação da categoria. Segundo ele, com as informações desses bancos de dados, a Secretaria de Aquicultura e Pesca poderá averiguar quem realmente é pescador artesanal, evitando fraudes na concessão de benefícios assistenciais. Atualmente, a Secretaria possui um cadastrado com 680 mil pescadores, que atuam em todo o país.

    O acordo irá possibilitar o acesso às bases de dados do Sistema Único de Benefícios (SUB), Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi), Registro Geral de Pesca (RGP) e CNIS. Poderão ser realizadas consultas em tempo real pela tecnologia Web Service, por meio de mecanismos seguros que auxiliam no combate a desvios e fraudes. Todas os dados contidos nos sistemas serão manipulados por servidores e técnicos de forma sigilosa.

    Com base nos dados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá averiguar, com mais precisão, se o segurado reúne todas as condições para receber o benefício. Atualmente, o INSS paga quase oito milhões de benefícios a segurados especiais, que são os trabalhadores rurais, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas e extrativistas. No caso do trabalhador rural, entre outros requisitos, ele tem que comprovar 15 anos de contribuição à Previdência Social.

    A próxima parceria para reforçar o CNIS será com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, permitindo ao INSS consultar dados do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Também está previsto um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

    30 Minutos - Desde janeiro, a nova forma de análise para a concessão de benefícios em 30 minutos foi adotada para os trabalhadores urbanos que requerem aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição e salário-maternidade.

    A implantação do novo serviço foi possível a partir de mudanças na legislação que permitiram a ampliação da base de dados certificada do CNIS para a partir de 1976. As modificações legais possibilitaram ao INSS utilizar todos os dados referentes a vínculos empregatícios e contribuições existentes no CNIS para fins de concessão de benefícios, sem a necessidade da apresentação de documentos. Em 2003, o tempo médio de espera para obter um benefício, por exemplo, chegava a 180 dias.

    Informações para a Imprensa

    Mauren Rojahn

    (61)

    ACS/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestao-ministros-pimentel-e-gregolin-assinam-acordo-de-cooperacao/962142

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)