Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Gincana solidária do TJPA recolheu cerca de 12 toneladas de alimentos e promoveu a doação de sangue e de cabelos humanos

    há 12 anos

    O Poder Judiciário encerrou nesta sexta-feira, 22, a programação da 3ª Gincana Ecológica do Poder Judiciário A Solidariedade como Base da Sustentabilidade, com o arrecadação de cerca de 12 toneladas de alimentos não perecíveis. Os resultados obtidos na terceira edição da Gincana apontam ainda a arrecadação de cerca de 574 kits constando toalhas, lençóis e fraldas, 547 kits de higiene pessoal (creme e escovas dentais, sabonetes e shampoos), 877 unidades de roupas e calçados, 4.300 unidades de material reciclável (garrafas pets, latinhas, vidros com tampa, etc), além de nove toneladas de papel. Todo o material arrecadado está sendo doado para entidades sociais cadastradas pelo Tribunal de Justiça. Através da Gincana, o Judiciário conseguiu ainda cerca de 60 doadores de sangue ao Banco de Sangue do Hemopa, bem como 38 peças de cabelos humanos a serem doados à vítimas de escalpelamento.

    Das cinco equipes participantes, a Vermelha, integrada pelo edifício sede do TJPA, coordenada pela desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, foi a campeã da terceira edição, somando 15.800 pontos. O segundo lugar ficou para a equipe Verde, coordenada pelo juiz José Antônio Cavalcante, diretor do Fórum Cível de Belém, formada pelo Fórum Cível, Secretaria de Informática (lotados no prédio do Fórum Cível), Departamento de Documentação e Informação, Arquivo Público e Almoxarifado. Na sequência, ficaram a equipe Amarela, coordenada pelo juiz Raimundo Moisés Flexa, diretor do Fórum Criminal de Belém (Fórum Criminal, Secretaria de Gestão de Pessoas, Serviços Médico e Odontológico), equipe Azul, coordenada pela juíza Odete Carvalho (Coordenadoria dos Juizados Especiais, Escola Superior da Magistratura, Varas da Infância e Juventude, Casa de Justiça e Cidadania, Ouvidoria Agrária e Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude) e Laranja, coordenada pelo juiz Raimundo Santana (Fóruns Distritais e Juizados Especiais de Icoaraci e Mosqueiro, Comarcas de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Izabel do Pará e Justiça Militar).

    A presidente do TJPA, desembargadora Raimunda Gomes Noronha, agradeceu a participação de cada um dos magistrados e servidores, ressaltando que o mais importante foi o resultado que obtivemos quanto às doações de alimentos, de material de higiene, de sangue e de cabelos humanos. Com a união dos magistrados e servidores, com essas ações de responsabilidade social, demonstramos a preocupação do Judiciário com o bem estar da sociedade, destacou a presidente, parabenizando todas as equipes participantes da Gincana.

    A coordenadora geral da Gincana, desembargadora Eliana Abufaiad, vice-presidente do TJPA, também agradeceu o empenho e dedicação de todos para o sucesso do evento, que se desenvolveu durante um mês. Muito obrigada a todos vocês, disse, destacando que a gincana é mais um elo na forte corrente de integração, motivação e cooperação, tanto entre os colegas de trabalho como na atenção e ajuda ao próximo. Este movimento ganha maior significado quando se entende que se constitui em um dos reflexos da função social e humana do Judiciário, completou.

    Da mesma forma, a desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, coordenadora da equipe campeã, demonstrou sua gratidão a todos os integrantes de sua equipe, e também aos das demais participantes, ressaltando que a Gincana não teve concorrentes, mas equipes integradas e em união por uma mesma causa, que é o auxílio ao próximo. Ela destacou que as equipes já são vencedoras, por ter alcançado o objetivo de unir a todos em solidariedade, preocupando-se em ajudar aqueles que precisam de apoio. A Gincana já faz parte do calendário do Judiciário e une a todos em causas nobres, disse, agradecendo a todos que contribuíram para o evento ao longo de sua realização.

    O juiz José Antonio Cavalcante, da Verde, também falou da satisfação em participar das atividades. São ações que nos trazem prazer em integrar, em disponibilizarmos um tempo de nosso dia a dia em favor do próximo, praticando a solidariedade. A juíza Odete Carvalho, da Azul, parabenizou o Judiciário pela terceira edição. Essa atividade, voltada para o ser humano, tem tudo a ver com o que temos de fazer em favor do próximo, da humanidade, colocando nossos esforços e nossos corações na busca de um mundo melhor. A concorrência entre as cinco equipes é um estímulo para que se arrecade mais em favor das entidades que receberão os donativos, mas o que importa de verdade é o despertar do espírito de solidariedade, de ter prazer em praticar o bem em favor de que precisa.

    A servidora Cláudia Ribeiro, representante da equipe Amarela, ressaltou as boas consequências da Gincana, que permite conhecer mais as entidades receptoras dos donativos, e o trabalho social que desenvolvem. Segundo ela, no Fórum Criminal já existe uma campanha permanente de arrecadação de material reciclável, que é doada a Associação de Catadores. Com a Gincana, os servidores passaram a conhecer mais a realidade de outras entidades, como dos abrigos municipal e estadual de mulheres vítimas de violência. Dessa maneira, o Fórum passará a desenvolver outra campanha permanente, que será a de arrecadação de roupas e calçados usados, para mulheres e crianças, já que muitas das vítimas, por receio da violência, deixam suas casas com suas crianças apenas com a roupa do corpo. Por fim, a servidora Mara Roseane, representante da equipe Laranja, também falou da satisfação de participar da ação solidária, afirmando da possibilidade de poder ajudar entidades cadastradas no município de Ananindeua tão carentes da ajuda social.

    A terceira edição da Gincana foi lançada no dia 4 de junho passado, trazendo também ações em consonância com as propostas da Agenda Socioambiental do TJPA. O evento tem por objetivo promover ações de integração, relacionamento e solidariedade no TJPA, incentivando a cooperação e a prática de ações sociais; além de desenvolver programas educativos dos projetos constantes da Agenda TJPA Socioambiental. (Texto: Marinalda Ribeiro)

    • Publicações3309
    • Seguidores126
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gincana-solidaria-do-tjpa-recolheu-cerca-de-12-toneladas-de-alimentos-e-promoveu-a-doacao-de-sangue-e-de-cabelos-humanos/3160391

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)