Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Golpe do cartório: empresas devem ficar atentas para não serem vítimas

    Os empresários devem ficar atentos para não serem vítimas do chamado "Golpe do Cartório". O golpe é realizado por meio de uma ligação de uma falsa empresa de cobrança, que afirma existirem débitos que precisam ser pagos até determinado horário, sob a ameaça de o título ser protestado. Essa falsa empresa, que se utiliza do nome de uma verdadeira, informa um número de telefone como se fosse de um cartório, que, ao ser contactado, confirma a existência do débito, fazendo a vítima acreditar na história.

    A advogada Daniella de Almeida e Silva, do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, afirma que o golpe é aplicado porque muitos empresários fornecem dados da empresa por meio da internet ou do telefone.

    "Algumas empresas acreditam que as ligações como de anúncios gratuitos são idôneas e passam os dados para o estelionatário", diz.

    O professor jurídico da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), Romeu Bueno de Camargo, acrescenta ainda que esses golpes são aplicados geralmente em pequenas empresas, que ficam aflitas com a possibilidade de terem um título protestado.

    Intimação

    Antes de ter um título protestado, os especialistas explicam que o cartório encaminha por meio do correio um documento registrado informando sobre o débito.

    "O documento recebido tem o nome e endereço do tabelionato, além do número do título", declara Camargo.

    Caso o débito seja verdadeiro, a empresa tem três dias para pagar ou questionar o título. O prazo é contado a partir do dia seguinte ao recebimento da intimação.

    A advogada afirma que as empresas que têm títulos protestados não participam de licitações ou podem até mesmo receber um pedido de falência. “As empresas devem prezar pela sua imagem”, diz.

    Como se prevenir

    Como forma de prevenção para não ser vítima do golpe, durante a ligação, a empresa deve solicitar o máximo de informações possíveis, como o telefone do cartório, o número do título e os dados do credor.

    Os empresários podem ainda se dirigir ao Serviço Central de Protestos de Títulos do estado. Em São Paulo, as empresas podem acessar a página na internet do Serviço Central de Protestos (clique aqui) ou telefonar para o número 3292-8900.

    Além disso, as empresas devem informar seus funcionários sobre o golpe e orientá-los ao receber ligações suspeitas.

    Crime de estelionato

    Caso a empresa tenha sido vítima do golpe ou tenha recebido a ligação do estelionatário, Daniella orienta que os empresários procurem as autoridades competentes, como Polícia Civil ou Federal, para registrar a ocorrência. “É necessário denunciar, porque é um golpe de estelionato”, finaliza.

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12228
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/golpe-do-cartorio-empresas-devem-ficar-atentas-para-nao-serem-vitimas/2328359

    Informações relacionadas

    Luis Theófilo, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O golpe da falsa publicidade em sites e catálogos

    Klinsman de Castro, Advogado
    Modeloshá 9 anos

    Modelo: Ação de Cancelamento de Protesto Indevido em Cartório c/c pedido de danos morais (com pedido liminar)

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo - Representação Criminal em Juízo- Notitia Criminis

    Aranega Prade Gerber Advogados, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Direito de Arrependimento do Consumidor

    Gabriella Vieira, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Declaração de Hipossuficiência 2022

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa tarde meu nome é Andressa marques desde novembro do ano passado venho recebendo mensagens falando que meu nome ia para requerimento quinta feira recebi uma ligação informando que meu nome seria encaminhado para o cartório de títulos e protesto localizado na avenida jesuino marcondes Machado 169 eu perguntei se eles tinha telefone de lá eles falou que não é que a dívida era de 1700 e alguma coisa estou desesperada não sei o que fazer. continuar lendo

    Recebi uma ligação que se tratava sobre um serviço de atualização de dados, fizeram algumas confirmações de dados e passaram para uma segunda tendência ela informou que havia algumas informações pendentes e que iria me enviar um documento que eu deveria preencher com essas informações faltantes.
    Eu questionei sobre o valor que estava no documento mas ela informava que esse valor já estava incluso na conta telefônica e que não haveria nenhum adicional que isso já ocorre naqueles serviços estipulados dentro da conta telefônica como outros.
    Depois de 10 dias recebi uma ligação do cartório informando que o boleto seria protestado em uma hora e que eu deveria entrar em contato com o responsável da empresa para regularizar eles passaram uma multa rescisória absurda, ou eu teria que pagar uma parcela de r$ 350 ou a rescisão de 1680. dentro dessa 1 hora para não receber o protesto no Estado de São Paulo
    Sem contar que o boleto para pagamento não havia sido enviado antes disso.
    Só descobri a dívida através dessa ligação que se dizia do cartório continuar lendo

    Recebi uma ligação muito estranha, mas desconfiei porque não faço dívidas ha meses, não tem como estar com uma protestada. O valor não bate, nem o banco, e a mulher não me deu detalhes. continuar lendo

    Assine um documento achando que era do Google disse q era. Pra atualizar os dados da empresa sou secretaria então achei q era mas depôs de 1 mês esses ligou falando q estávamos sendo negativado. Aí fiquei muito preocupada liguei na empresa q ele s informou questionei q assinei porque achei q era pra atualizar pois não assino pela empresa. Já que eles ia protestar disse q ia esperar o título chegar e verificar o homem me xingou me chamou de burra e me mandou ir a puta q pariu q era só esperar a negativação.. continuar lendo

    Você foi negativada? continuar lendo