Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Governador Nunes Freire realiza casamento comunitário

    há 11 anos

    Uma grande festa de casamento comunitário foi realizada nesta quinta-feira (24) na Comarca de Governador Nunes Freire. A cerimônia, coordenada pela juíza titular Raquel Araújo Castro Teles de Menezes, reuniu 133 casais e foi realizada na Praça da Cultura. Os casais que participaram da solenidade receberam presentes e brindes, doados pela prefeitura.

    Além da magistrada titular, a celebração dos matrimônios contou com os juízes Paulo Roberto Teles de Menezes, titular de Maracaçumé, e Anelise Nogueira Reginato, juíza titular de Olinda Nova. Entre as autoridades que prestigiaram o evento na cidade estavam o promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, o prefeito Marcel Curió e vereadores.

    O Casamento Comunitário é Projeto da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão e uma realização do Fórum da Comarca de Governador Nunes Freire em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Cartório do Ofício Único.

    Ficamos muito felizes em poder proporcionar este evento e realizar mais uma etapa desse projeto casamentos comunitários. Sempre vemos os jurisdicionados como sendo a razão do nosso trabalho, da nossa função. Além dessa solenidade, estamos sempre colocando em prática ações que aproximam o Judiciário e comunidade, ressaltou Raquel Menezes, que desejou felicidades aos noivos.

    As inscrições para o casamento comunitário em Governador Nunes Freire aconteceram no mês de agosto. Entre os documentos exigidos para a inscrição, foram carteira de identidade e CPF, além de comprovante de residência. Para solteiros, foi necessária a certidão de nascimento original ou cópia autenticada. Divorciados apresentaram a certidão de casamento com averbação do divórcio. No caso de viúvos, foi exigida a cópia da certidão de óbito e de casamento do (a) falecido (a), devidamente autenticadas.

    Os noivos com idade de 16 anos somente puderam se inscrever com a autorização dos pais, que compareceram com o casal, munidos de documentos. Já a inscrição de menores de 15 anos só foi feita mediante suprimento judicial (autorização que a Justiça dá).

    Todos os atos de registro civil necessários à realização do Projeto Casamentos Comunitários foram gratuitos, sendo vedada a cobrança de qualquer taxa ou despesa extraordinária pela serventia extrajudicial, finalizou a juíza Raquel Menezes.

    Michael Mesquita

    Assessoria de Comunicação da CGJ-MA

    http://www.tjma.jus.br/cgj

    asscom_cgj@tjma.jus.br

    (98) 3198-4624

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores217
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governador-nunes-freire-realiza-casamento-comunitario/112010171

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)