Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Governo coloca promoções dos professores em dia, destaca Ana Affonso

    O Governo do Estado assinou, nesta segunda (4) ato de promoção de 8.386 professores da rede pública estadual. Em abril do próximo ano serão mais 9.752 promoções e, em novembro, os restantes 3.444. Ao todo, serão 21.582 promoções que estavam atrasadas desde 2003, que não foram reconhecidas por governos anteriores e que foram colocadas em dia pela atual gestão. Serão beneficiados professores e especialistas em educação das classes A, B, C, D e E do quadro de carreira. As promoções se dão por antiguidade e merecimento, na proporção de 50% para cada.

    “O Estado tinha uma dívida enorme atrasada e agora está colocando tudo em dia, é uma grande conquista para o magistério gaúcho”, afirma a deputada Ana Affonso (PT), que representou a Assembleia Legislativa no ato. “Com o aumento de 76% nos salários que aprovamos na Assembleia e com a renegociação da dívida do Estado com a União, que está sendo concluída, ao final de 2014 estaremos pagando o piso em sua integralidade”, confia.

    No ato, o Governador Tarso Genro explicou que o pagamento do piso nacional dos professores só não está sendo pago, ainda, porque o Estado não mudou o Plano de Carreira da categoria. Mas, segundo ele, com a reestruturação da dívida do Estado com a União e as perspectivas que se abrem com os investimentos futuros dos royalties do petróleo na área da educação e saúde, as finanças do Estado poderão ser melhor administradas e novos investimentos possíveis. “Educação é prioridade para nós, começamos uma curva ascendente na administração e muitas coisas que vinham sendo feitas começam a aparecer apenas agora”, explicou o secretário de Educação, José Clóvis Azevedo.

    Mais investimentos

    O Estado está investindo forte na formação de professores e na reestruturação curricular, para benefício dos estudantes. Aumentou em 150% os recursos para autonomia escolar e vem trabalhando em um sistema de avaliação participativa. Até o final de 2013, irá concluir o processo de modernização tecnológica com a entrega de 100 mil tablets e computadores pessoais para professores e escolas, com um ano de antecedência. “Em três anos de governo foram investidos mais recursos na recuperação das escolas do que nos oito anos de governos anteriores”, enfatiza a parlamentar.

    Segundo o Governador Tarso Genro, pequenas, médias e grandes obras de recuperação em escolas recém começam a aparecer. “A estrutura da rede escolar estava desmantelada, havia obras emergenciais esperando há oito anos”, explicou. Segundo ele, com a renegociação da dívida do Estado com a União haverá mais recursos para a educação e saúde e investimento na qualificação dos professores. “O piso dos professores não é exagerado, poderíamos pagá-lo pelos valores do Fundeb, mas precisaríamos mexer no Plano de Carreira. Com o quadro cumulativo que está aí, seria impossível pagar”, disse Tarso. “Fizemos proposta de pagamento pelo reajuste do INPC até 2014, agora vamos aguardar para ver qual o desejo dos professores para o próximo governo”.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-coloca-promocoes-dos-professores-em-dia-destaca-ana-affonso/112071175

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)