Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo de Mato grosso realiza reunião sobre a vacinação contra a febre aftosa

    Se reuniram na manhã desta terça-feira (04.01), Jilson Francisco da Silva, secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Valney Souza Corrêa, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), e Luciano Vaccari, superintendente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), para apresentar os custos das ações de vacinação oficial e obrigatória contra Febre Aftosa no rebanho bovino na região de fronteira entre Brasil e Bolívia, numa faixa de 15km durante o mês de fevereiro de 2011. Outro assunto discutido foi a estratégia de ação de defesa agropecuária da região de fronteira e manter a sanidade do rebanho mato-grossense na fronteira com a Bolívia.

    De acordo com o secretário Jilson Francisco, que é conselheiro do Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa) ficou decidido que será agendado um próximo encontro com presidente do Fesa, Rui Prado, para definir a aquisição das 110 mil doses de vacinas para a operacionalização da vacinação nas propriedades rurais na faixa de fronteira. “As ações do Governo do Estado, por meio do Indea são pontuais em manter a imunidade do rebanho jovem de aproximadamente 110 mil cabeças nessa área de maior risco, com procedimentos necessários para uma correta imunização, por isso toda a vacinação é oficial. Fiscais do serviço veterinário oficial vão supervisionar o trabalho em assentamentos, áreas de posse e reservas indígenas”, concluiu Jilson.

    Segundo o presidente do Indea, Valney Corrêa, a expectativa é que 100% do rebanho bovino de zero a 12 meses sejam imunizados, já que a realização da vacinação oficial é de responsabilidade de técnicos e veterinários do Indea nas 584 propriedades, no prazo estipulado. “As aplicações das vacinas são agendadas quando são feitas as notificações aos produtores rurais, garantindo a proteção do rebanho com ações de controle de trânsito em postos fixos de vacinação fixos que funcionam ininterruptamente”, pontuou.

    Estiveram presentes e participaram da reunião Maria Auxiliadora Pereira Rocha Diniz, diretora técnica do Indea, Daniela Soares, coordenadora substituta de Controle das Doenças dos Animais do Indea, e Nelson Piccoli, diretor administrativo e financeiro da Famato.

    A campanha de vacinação contra Febre Aftosa é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa).

    FESA

    O Fundo Emergencial de Saúde Animal foi criado pela lei 9.293, de 23 de dezembro de 2009, de autoria do Governo do Estado. Ela alterou e acrescentou dispositivos à lei 7.138, de 13 de julho de 1999, que dispõe sobre a Defesa Sanitária Animal no Estado de Mato Grosso.

    A nova lei estabelece que todo produtor que destine animais para abate em Mato Grosso terá que pagar 2,5% de uma Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por cabeça de bovino ou bubalino e 2,5% da UPF/MT por lote ou fração de 10 ovinos ou caprinos. Esse percentual significa uma taxa de R$ 0,80.

    O texto da lei deixa amarrado que ficará isento da Taxa de Defesa Sanitária Animal o contribuinte que, espontaneamente, contribua para o Fesa. O Fundo é composto e será gerido por representantes da Famato, Ovinomat, Acrimat, Sindifrigo e Sedraf.

    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-de-mato-grosso-realiza-reuniao-sobre-a-vacinacao-contra-a-febre-aftosa/2526015

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)