Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Governo descobre novo site falso que rouba dados de servidores públicos.

    É o segundo site que captura usuários e senhas de servidores que o governo descobriu em menos de uma semana.

    Publicado por FCQ Advogados
    há 3 anos


    (Imagem: Reprodução / Google)

    Há poucos dias, o Ministério da Economia descobriu um site falso que rouba informações de servidores públicos federais. Nesta segunda-feira (26), o governo identificou mais uma página fraudulenta que foi registrada no exterior e que também rouba dados de servidores federais. O site rouba usuários e senhas do aplicativo SouGov.br.

    O alerta foi publicado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O endereço falso é servidor.sougovbr.online.

    O SouGov.br foi lançado em maio deste ano e substituiu o aplicativo Sigepe Mobile. A ferramenta tem cerca de 30 serviços disponíveis aos servidores federais, como fornecimento de contracheques, consultas de prévia de salário, envio de atestados médicos e prova de vida para aposentados e pensionistas .

    A secretaria do Ministério da Economia orienta os servidores federais a digitar o login e a senha do SouGov.br somente no aplicativo baixado da loja virtual oficial do governo.

    Caso alguém tenha inserido os dados no site falso, o órgão pede a troca imediata da senha do Portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.

    Em caso de dúvidas, os servidores públicos devem entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão ou com a Central de Atendimento Sipec, no telefone 0800-978-9009. A central também pode ser acessada pela internet.

    Segundo golpe em dias

    O primeiro alerta emitido pelo órgão foi na sexta-feira (23). A secretaria havia descoberto um site falso, também hospedado no exterior, que coletava informações de usuários e senhas do Sistema de Gestão de Acesso do Governo Federal (Sigac).

    O Sigac permite que gestores alterem dados do funcionalismo federal e também dá acesso ao Sigepe.

    Nesse sistema, os servidores federais do Poder Executivo (ativos e inativos), funcionários de estatais e pensionistas obtêm informações sobre contracheques e férias, baixam comprovantes do Imposto de Renda e atualizam ou alteram dados cadastrais.

    Fonte: Contábeis

    • Sobre o autorEscritório de Serviços Jurídicos Full-Empresarial - BRASIL // PORTUGAL
    • Publicações400
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-descobre-novo-site-falso-que-rouba-dados-de-servidores-publicos/1253259383

    Informações relacionadas

    Priscilla Moura, Bacharel em Direito
    Artigoshá 6 anos

    Como denunciar um crime virtual

    Governo do Estado do Rio de Janeiro
    Notíciashá 16 anos

    Receita Federal alerta empresas sobre fraude no Simples Nacional

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)