Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Governo do Estado ouve empresários e altera prazos do ICMS

    O Governo do Tocantins editou Medida Provisória nº 9, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), de 09 de fevereiro de 2017, alterando a Lei nº 1.303 reduzindo a base de cálculo e concedendo isenção e crédito presumido em algumas operações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As alterações atendem pedidos de empresários tocantinenses com a prorrogação dos prazos relativos à redução da base de cálculo referente à complementação de alíquota devida pelos contribuintes optantes do Simples Nacional. A redução de 75%, que antes abrangia 2015 e 2016, se estenderá para 2017, consequentemente, a redução de 50% passa para o período de 2018 e a de 25% para 2019.

    Na prática fica assim: uma pequena empresa tocantinense que compra em São Paulo, tem que pagar a complementação de alíquota de 11%, que é a diferença entre alíquota interna do Tocantins de 18% e alíquota interna de São Paulo de 7%. Até o ano passado o desconto era 75% neste complemento, resultando numa carga de 2,75% sobre todas as suas compras. Para 2017 o desconto seria de apenas 50% subindo o imposto de 2,75% para 5,5%. Foi exatamente aí que o Governo do Tocantins entendeu a necessidade de alongar os prazos para que não houvesse aumento na carga tributária e não prejudicasse o consumidor final.

    Para Paulo Antenor, secretário da Fazenda, a medida é perfeitamente viável para o Governo e já era uma das ações previstas para alavancar a economia do Estado dando fôlego ao empresariado, no quesito carga tributária. "Eu venho dizendo isso: com a economia começando a reagir podemos fazer o caminho inverso do ano de 2016 e diminuir a carga tributária de alguns setores para alavancar mais rapidamente a retomada do crescimento do Tocantins", disse o secretário.

    A alteração da Lei, que beneficia o empresariado tocantinense, foi solicitada pela Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio/TO). As reuniões aconteceram na Secretaria da Fazenda que fez estudo técnico do pedido e sinalizou positivamente para que o Governo editasse a medida provisória. (Joésia Cardoso/Governo do Tocantins)





    • Publicações779
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-do-estado-ouve-empresarios-e-altera-prazos-do-icms/432823282

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)