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19 de Maio de 2024

Governo do Maranhão

Flavio Dino

Publicado por Anselmo Oliveira
há 8 anos

Com obras de grande porte em todas as regiões do Maranhão, o Governo do Estado está melhorando significativamente as conexões entre os municípios maranhenses. Atualmente, estão sendo realizadas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), 20 obras de construção e recuperação em rodovias estaduais, que vão tornar mais rápida e segura a ligação entre as cidades. No total, as vinte obras somam 965, 52 quilômetros de pavimentação, com um investimento de R$ 822 milhões.

Em algumas dessas obras, estradas de terra que estavam em péssimas condições receberão pavimentação asfáltica pela primeira vez. É o caso da maior das obras em execução, na MA-272, com 112 quilômetros, ligando os municípios de Barra do Corda e Fernando Falcão. Também estão sendo pavimentados pela primeira vez, os 42 km da MA-006 entre o município de Pedro do Rosário e o povoado Cocalinho. E três obras são realizadas em pontos diferentes da MA-034, que tornarão esta rodovia a principal interligação entre municípios da Região Leste do Estado. São 63 km entre Buriti Bravo e o povoado Brejo de São Félix; 23 km de Buriti Bravo ao povoado Café Buriti; e 40 km entre São João dos Patos e Passagem Franca. Este último trecho é realizado pelo Batalhão de Engenharia do Exército, em uma parceria inédita com o Governo do Maranhão.

Outras estradas que estão em construção são a MA-245, entre Lagoa Grande e Lago da Pedra, que terá 65,41 km; e a Estrada do Peixe, em Matinha, uma estrada vicinal que tem 16 quilômetros entre o povoado Itans e a sede do município, e será de grande importância econômica para a região, pois vai beneficiar o escoamento da produção e reduzir o custo dos insumos para dezenas de produtores de peixe em cativeiro.“Ao lado da mobilidade, esse é um dos mais importantes aspectos do investimento em infraestrutura: incentivar o desenvolvimento econômico, levando e trazendo bens e serviços a preços melhores, gerando emprego e renda à população”, afirma o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto. Oito das vinte estradas em obras já estão com mais de 50% dos serviços concluídos. Outra estrada de grande importância para a economia do Estado, e que está sendo recuperada pela Sinfra, é a MA-140, no trecho de 67 km entre a cidade de Balsas e o povoado Ouro, no mesmo município. Este é um dos trechos rodoviários que fazem parte do Anel da Soja, que interliga áreas produtoras e vai facilitar o escoamento da produção. Os serviços também vão incrementar a economia do turismo no Maranhão.

Na Região dos Lençóis Maranhenses, a ligação entre o povoado Sangue, na BR-402, e a cidade de Santo Amaro, que antes só era feita por veículos de tração em uma estrada de terra com vários pontos alagados, está sendo pavimentada, com a construção da MA-320. Os serviços de construção e recuperação das rodovias estaduais são fiscalizados pela Secretaria-Adjunta de Construção de Obras Rodoviárias da Sinfra. “Todas essas obras em andamento vão receber também sinalização, e além de mais rápida, a circulação entre os municípios do Estado vai ficar mais segura”, garante o secretário-adjunto de Obras Rodoviárias da Sinfra, Samuel Gonçalves.

Manutenção em rodovias

Além dessas obras de recuperação e construção, a Secretaria de Estado da Infraestrutura também realiza serviços de manutenção nas estradas estaduais. São intervenções de menor porte, na maioria dos casos, mas também de grande importância para a locomoção de passageiros e cargas. Estão incluídas entre as obras de manutenção, serviços como operação tapa-buracos, drenagem, roço e capina das laterais das estradas, meio-fio, calçada e sarjeta. Atualmente, a Secretaria-Adjunta de Manutenção de Obras Rodoviárias da Sinfra está com ações em andamento em 730 quilômetros, em 23 trechos rodoviários do Maranhão. “Se realizados correta e periodicamente, os serviços de manutenção deixam as estradas em perfeitas condições de trafegabilidade e representam economia para o estado, evitando o desgaste mais acentuado, que só é corrigido com intervenções de maior custo”, explica o secretário Clayton Noleto. Este ano, já foram concluídos serviços de manutenção em 56 trechos rodoviários do estado, totalizando 2.154 quilômetros e a recuperação de três pontes de concreto.

Quadro de obras rodoviárias de construção e recuperação em andamento:MA-245 – Lagoa Grande/Lago da Pedra (65,41 km) MA-329 – Itaipava do Grajaú/Entroncamento com a BR-226 (70,31 km) MA-272 – Barra do Corda/Fernando Falcão (112 km) MA-307 – Presidente Médici/Centro do Guilherme (32 km) MA-123 – Coelho Neto/Afonso Cunha (42,31 km) MA-278 – Barão de Grajaú/São Francisco do Maranhão (67,58 km) MA-318 – Bom Jardim/São João do Caru (86 km) MA-282 – Lagoa do Mato/Povoado Gavião (33,24 km) MA-322 – Altamira do Maranhão/Povoado Brejo de Areia (30 km) MA-140 – Balsas/Povoado Ouro (67 km) MA-034 – Buriti Bravo/Povoado Brejo de São Félix (63,23 km) MA-386 – Imperatriz (Entroncamento da BR-010)/Cidelândia (47 km) MA-320 – Povoado Sangue (BR-402)/Santo Amaro do Maranhão (47 km) Estrada do Peixe – Povoado Itans/Matinha (16 km) MA-312 – Araioses/Povoado Montevidi (38,6 km) MA-331 – Governador Luís Rocha/São Domingos do Maranhão (39 km) MA-006 – Povoado Cocalinho (Entroncamento da BR-316)/Pedro do Rosário (42 km) MA-034 – Passagem Franca/São João dos Patos (40,27 km) MA-034 – Buriti Bravo (Entroncamento da MA-132)/Povoado Café Buriti (23,47 km) MA-201 – Intervenção na geometria, drenagem e pavimentação no Bairro da Forquilha (São Luís)

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