Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo quer atingir meta de 100% na vacinação contra a febre aftosa

    há 15 anos

    Está aberta a temporada de vacinação contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha, iniciada dia 1º e com encerramento marcado para o dia 30, foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (06), pelo governador Jackson Lago na Associação dos Criadores, no Parque Independência. A meta do governo é vacinar 100% do rebanho bovino e bubalino do Estado e se habilitar para alcançar a zona livre de aftosa com vacinação, Baixo Risco, até 2009. Durante a solenidade foi lançado, pelo Ministério das Comunicações e Correios, o selo personalizado alusivo a Campanha de Combate à Aftosa, uma demonstração da importância da campanha para o Brasil.

    A meta é vacinar 100% do rebanho e erradicar a aftosa do Maranhão porque o Estado precisa ter uma boa classificação, uma boa imagem de seus produtos, para criar um ambiente de competitividade com outros Estados brasileiros tanto no mercado interno quanto no internacional, disse o governador Jackson Lago. Nós estamos criando as condições de relacionamento com outros países, como por exemplo, a Venezuela, para estreitar as relações econômicas comerciais. Então é importante que se tenha um gado completamente livre da imagem negativa da febre aftosa, completou.

    O evento contou com a participação do secretário de Estado de Agricultura, Domingos Paz; do diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta; do presidente da Associação de Criadores do Maranhão, Março Dominice; do superintendente Federal da Agricultura (SFA-MA), Fernando Machado; do diretor regional dos Correios do Maranhão, Carlos Alberto Pinheiro; criadores e técnicos da Aged.

    Ao falar em nome dos criadores do Estado, Março Dominice, elogiou o trabalho do Governo do Estado e disse que, em outras administrações a classe criadora não teve a ajuda tão especial quanto a que tem recebido hoje do governador Jackson Lago. Gostaríamos que o senhor (Jackson Lago) soubesse que estamos de mãos dadas com o governo fazendo tudo que for possível para melhorar a condição social do Maranhão e enriquecer o nosso Estado, disse.

    Ele agradeceu também o apoio do governo na realização da Exposição Agropecuária, sem o qual o evento não teria acontecido, segundo ele. Governador, sinta-se amigo da classe produtora, assim como nós temos um carinho muito grande pelo senhor,completou.

    Livre da Aftosa - O secretário Domingos Paz disse que o objetivo da campanha é colocar o Estado de portas abertas para ter oportunidade do gado maranhense ser negociado em todos os países. Nós estamos em Médio Risco e pretendemos alcançar a colocação de Baixo Risco com vacinação e, esse trabalho está sendo importante pelo envolvimento da sociedade maranhense. Hoje, a campanha de combate à aftosa deixou de ser apenas uma responsabilidade do governo para ser de toda a sociedade, observou o secretário.

    O secretário chamou a atenção da importância dos pequenos criadores vacinar o seu rebanho. Nós insistimos, apelamos, convocamos, convidamos que cada cidadão, mesmo aquele possuidor de uma cabeça de gado, que faça a vacinação porque está dando uma grande contribuição para o Maranhão, enfatizou.

    Para o diretor-geral da Aged, Sebastião Anchieta, sair do Médio Risco para o Baixo Risco livre da aftosa com vacinação é a grande luta do governo. Essa classificação representa muito para o Maranhão. O Governo do Estado, por meio da parceria com a Venezuela, está se habilitando para fazer exportação e a hora que o Estado alcançar a classificação estará apto a comercializar todo o rebanho com o Brasil e com o exterior, observou.

    O Maranhão tem um grande potencial, é o segundo rebanho do Nordeste e nós estamos aptos a fazer isso porque temos uma situação estratégica onde tudo que for produzido no Estado, através do Corredor Norte de Exportação, vai ser escoado pelo Porto do Itaqui e, para isso, temos que ter uma defesa agropecuária forte se erradicarmos a febre aftosa do Estado, acrescentou Anchieta.

    Os procedimentos para alcançar a classificação envolve auditorias, sorologia, análise laboratorial e pareceres técnicos. O aceite da nova condição poderá se concretizar, após estes passos, numa reunião na França, país sede da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no segundo semestre do próximo ano.

    A vacinação é obrigatória em todo o território do Maranhão. O não cumprimento resultará em multas e outras penalidades de acordo com o Art. 8º da Lei 7.386 de 16 de junho de 1999. Ao vacinar o gado, o criador deve comprovar a vacinação na Aged de sua região.

    Selo - O selo personalizado alusivo à campanha, lançado durante a solenidade, é composto por duas partes. A primeira tem a Bandeira Nacional e o Mapa do Brasil formador por flores de Ipê. A segunda ver-se sobre o pasto um gado bovino com a inscrição 100% protegido. Na parte superior a frase Vacine seu gado contra a aftosa e deixe seu patrimônio seguro e na parte interior 2º Etapa de Vacinação 1º a 30 de novembro e a logomarca do Governo do Estado do Maranhão.

    A composição de selos com o uso da Bandeira do Brasil e o Congresso Nacional reforça o conceito de patriotismo destacando a importância da campanha de combate à aftosa. As peças filatélicas, obliteradas pelas autoridades presentes na solenidade, passarão a compor o acervo do Museu Nacional e servirão como fonte de pesquisa e registro de importante acontecimento do contexto histórico e sociocultural do país.

    Fotos por: Gilson Teixeira

    Governador disse que a meta é vacinar 100% do rebanho, porque o Estado precisa ter uma boa classificação -

    Jackson Lago carimba selo comemorativo à campanha -

    • Publicações752
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-quer-atingir-meta-de-100-na-vacinacao-contra-a-febre-aftosa/164587

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)