Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Governo Sartori desistiu do RS e de suas responsabilidades como gestor

    “Quando o Governo Sartori fala a verdade? Quando encaminha para a Assembleia Legislativa, pelo terceiro ano consecutivo, uma Lei de Diretrizes Orçamentares (LDO), congelando os gastos em custeio, em investimento e em pessoal, ou quando anuncia de forma espalhafatosa um concurso público como fez ontem (terça-feira) para a Segurança Pública? Todos nós sabemos que a essência da política não é o discurso, mas o orçamento.”

    Os questionamentos acima são do deputado Tarcísio Zimmermann (PT), feitos em nome da Bancada do PT, durante a sessão plenária e extraordinária, nesta quarta-feira (5) pela manhã, na Assembleia Legislativa. Após as indagações, o parlamentar explicou que é importante que o povo gaúcho saiba que, para 2018, o Governo do Estado já “condenou” a população a não ter nenhum incremento na Segurança Pública, na Saúde e na Educação. Além disso, “condenou os servidores do RS, pelo quarto ano consecutivo, a terem que conviver com o arrocho salarial e com uma perda de um terço dos valores dos seus salários”.

    Para Tarcísio, o projeto de LDO apresentado pelo governo para 2018, mostra, outra vez, a falta de investimentos. É “a LDO do Governo Sartori que desistiu do Rio Grande do Sul e de oferecer alternativas para o povo gaúcho, além do discurso vazio”. O deputado lembrou que, no Governo Tarso Genro, o tema da valorização dos servidores públicos foi enfrentado em todas as carreiras e todos os projetos de reajuste de salários foram aprovados com os votos, inclusive, da oposição, hoje situação. “Aliás, com os votos e sob protestos, porque o PMDB, naquela época, queria mais aumento para os policiais, para os trabalhadores da Susepe e para o magistério. Não queria só os 76% para os professores (percentual concedido pelo Governo Tarso). Hoje, avalia o deputado, o atual governo se diz responsável, “não quer gastar”.

    Mesmo com as críticas constantes ao Governo Tarso feita por deputados da base de Sartori, culpando o PT por ser irresponsável com as contas públicas, o deputado Tarcísio recorda que a situação econômico-financeira do Estado era melhor naquele tempo, “porque cresceu a receita do ICMS e houve o enfrentamento da dívida federal por meio de um processo de negociação”. O parlamentar enalteceu que “nada do que estamos vivendo hoje em termos de repactuação e de moratória da dívida do Estado com a União seria possível não fosse a negociação levada, corajosamente, pelo governador Tarso Genro, no final de 2014”.

    Ao finalizar a manifestação, Tarcísio afirmou o Governo “desistente” de Sartori não aproveita nem a brecha da Lei Kandir aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê a recuperação perdas originárias da lei, cujos valores atualizados alcançam R$ 43,4 bilhões. O deputado sustentou que o Governo Sartori vai “viver de uma manchete e outra até chegar ao seu final, mas desistiu do povo gaúcho e de prover as suas responsabilidades como gestor público.”

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-sartori-desistiu-do-rs-e-de-suas-responsabilidades-como-gestor/475238249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)