Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Governo vai priorizar MPs das Olimpíadas no esforço concentrado, diz líder

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Líder do governo, Vaccarezza disse que também será priorizada a votação do 2º turno da PEC do piso salarial de policiais. As medidas provisórias que tratam das Olimpíadas (MPs 488/10 e 489/10 ) devem ser a prioridade de votação no esforço concentrado da Câmara, informou nesta quinta-feira o líder do governo, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP). O esforço concentrado ocorrerá durante uma semana de agosto e uma de setembro.

    Na próxima terça-feira (13), uma reunião de líderes, marcada para as 14h30, definirá os períodos em que os deputados trabalharão em agosto e setembro e qual será a pauta desse esforço concentrado.

    No entanto, o líder da MinoriaBancada partidária cujo número de integrantes seja imediatamente inferior à maioria e que expresse posição diferente desta em relação ao governo. Ou seja, maior partido de oposição ao governo. Atualmente, a minoria é o PSDB. , deputado Gustavo Fruet (PDSB-PR), ressaltou que só será possível definir uma pauta para agosto na reunião da próxima semana. Mas antecipou que não há consenso sobre as MPs das Olimpíadas.

    A oposição não concorda com alguns pontos dessas MPs. Ainda é muito cedo para falar em obstruçãoRecurso utilizado por parlamentares em determinadas ocasiões para impedir o prosseguimento dos trabalhos e ganhar tempo. Em geral, os mecanismos utilizados são pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação, formulação de questões de ordem, saída do plenário para evitar quorum ou a simples manifestação de obstrução, pelo líder, o que faz com que a presença dos seus liderados deixe de ser computada para efeito de quorum. , mas se o governo não conseguir o quórum necessário, será uma votação difícil, diz Fruet. Segundo o parlamentar, a oposição deve se reunir na manhã da próxima terça-feira (13) para discutir a pauta de votações.

    Consórcio olímpico

    A MP 488/10 cria a empresa Brasil 2016 para prestar serviços de elaboração e revisão de estudos e projetos relacionados às Olimpíadas. Já a MP 489/10 autoriza a União a participar da Autoridade Pública Olímpica (APO), que coordenará as ações governamentais dirigidas aos jogos. Participarão ainda do consórcio olímpico os governos do estado e do município do Rio de Janeiro.

    Também está prevista na MP 489/10 a flexibilização dos procedimentos da Lei das LicitaçõesProcesso utilizado pela administração pública para adquirir bens e serviços de fornecedores privados nas melhores condições possíveis. Pode ser pelo critério do menor preço, da melhor técnica, ou do menor preço combinado com a melhor técnica. As modalidades de licitação previstas na legislação são: carta-convite, tomada de preços, concorrência, pregão, concurso e leilão. (Lei nº 8.666/93). O texto propõe um regime específico para a aquisição de bens e a contratação de obras e serviços, inclusive de engenharia e na infraestrutura aeroportuária, visando, além das competições de 2016, à Copa do Mundo de 2014.

    Outras votações

    Além das MPs das Olimpíadas, Vacarezza disse que o governo priorizará a votação do segundo turno das PECs do piso salarial para os policiais dos estados (propostas de emenda à Constituição 300/08 e 446/09). A matéria foi aprovada na terça-feira em primeiro turno pelo Plenário.

    O líder do Governo também quer colocar na pauta de votação duas propostas: a que amplia o limite de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O banco financia principalmente grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura, mas também investe nas áreas de agricultura, comércio, serviço, micro, pequenas e médias empresas, educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa.) destinados à compra e produção de bens de capital e à inovação tecnológica (MP 487/10), e o projeto da banda larga nas escolas (PL 1481/07 ).

    Por sua vez, o líder da Minoria Gustavo Fruet disse que a oposição vai insistir na inclusão em pauta do projeto que regulamenta a Emenda 29Fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios. A emenda obrigou a União a investir em saúde, em 2000, 5% a mais do que havia investido no ano anterior e determinou que nos anos seguintes esse valor fosse corrigido pela variação nominal do PIB. Os estados ficaram obrigados a aplicar 12% da arrecadação de impostos, e os municípios, 15%. Trata-se de uma regra transitória, que deveria ter vigorado até 2004, mas que continua em vigor por falta de uma lei complementar que regulamente a emenda. da Constituição, garantindo mais recursos para a Saúde (PLP 306/08 ).

    Nas últimas semanas, o bloco oposicionista (PSDB, DEM e PPS) decretou obstruçãoRecurso utilizado por parlamentares em determinadas ocasiões para impedir o prosseguimento dos trabalhos e ganhar tempo. Em geral, os mecanismos utilizados são pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação, formulação de questões de ordem, saída do plenário para evitar quorum ou a simples manifestação de obstrução, pelo líder, o que faz com que a presença dos seus liderados deixe de ser computada para efeito de quorum. às votações até que a matéria seja colocada em pauta. Segundo Fruet, a manutenção da manobra regimental é um dos temas a ser tratado na reunião da próxima semana.

    Continua: Vacarezza diz que semestre foi positivo para governo; oposição discorda

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-vai-priorizar-mps-das-olimpiadas-no-esforco-concentrado-diz-lider/2273693

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)