Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    GRACO ENCERRA O TRABALHO NA VARA ÚNICA DE ANGRA DOS REIS

    Foram quase 100 dias de intensa troca de experiências, convivência pacífica e satisfação no cumprimento das tarefas diárias. Esta foi a síntese do trabalho realizado entre uma das equipes do Grupo de Apoio Correicional às Varas do Trabalho (Graco) e a da Vara Única de Angra dos Reis, finalizado oficialmente pela presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, na manhã de terça-feira (4/12). A magistrada, acompanhada do diretor-geral, José Márcio da Silva Almeida, foi recebida pelo juiz Elísio Corrêa de Moares Neto, Titular da unidade; Leandro Nascimento Soares, juiz Substituto; Klaus Kimura Cordeiro de Souza, diretor de Secretaria; e pelos demais servidores da Vara e do Graco.

    No 1º quadro: alguns dos integrantes do Graco, que atuaram na 1ªVT/AR, e o novo layout da Vara. No 2º quadro: a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry e o diretor-geral José Márcio da Silva Almeida visitando o novo espaço da Secretaria da Vara

    “O resultado não poderia ter sido melhor. Chegar aqui e ter a sensação de que o espaço físico da Vara duplicou não é milagre, é real”, comentou a desembargadora, fazendo referência a uma das tarefas do Grupo - a de reorganizar a arrumação de móveis e processos, oferecendo um novo layout para a unidade -, concluindo que “uma das maiores satisfações da Presidência é visitar as Varas do Trabalho no encerramento do Graco”.

    A Vara recebeu a visita deste Grupo de Apoio, pela primeira vez, em dezembro de 2011, quando um minucioso levantamento sobre as condições atuais da unidade foi feito. A partir dali, estabeleceu-se a divisão de tarefas e o modo de atuação do Graco. O espaço pequeno e a disposição de todo o mobiliário da Vara chamou a atenção da equipe, que dispensou atenção especial para a mudança. Na ocasião, havia poucas estantes, sendo algumas abertas, nas quais os volumes de processos ficavam mal acomodados, na horizontal; arquivos de aço em posições inadequadas, ocupando as áreas de circulação dos funcionários; expedientes que aguardavam a juntada aos autos, guardados em estantes distantes das que abrigavam os processos, atrasando a remessa para a triagem. Esses e outros aspectos foram observados e corrigidos ao longo dos meses.

    “O maior problema que tínhamos aqui era a falta de organização, o que dificultava, por exemplo, a localização de processos, motivo de inúmeras reclamações de partes e advogados”, contou o diretor de Secretaria, Klaus Kimura, servidor da Vara há cinco anos e diretor de Secretaria desde 2011. Para ele, a gestão da unidade ficou muito melhor, todos os servidores absorveram os novos conceitos, o bem estar da equipe aumentou, partes e advogados ficaram mais satisfeitos. "Agradeço ao trabalho realizado pelos seis servidores do Graco e à Administração por todo apoio oferecido. As relações interpessoais melhoraram e hoje temos mais qualidade de vida", concluiu Klaus Kimura.

    Em primeiro plano, Klaus Kimura, diretor da Secretaria. O novo layout proporcionou mais espaço para circulação dos funcionários;

    mesas livres de processos; ventilação e incidência de luz natural na maior parte do dia

    A reorganização da Vara Única de Angra dos Reis começou na gestão do juiz Renato Abreu Paiva, removido em junho de 2012, a pedido, para a assumir a Titularidade da 5ª VT de Nova Iguaçu. O objetivo do Graco é restabelecer o andamento normal das atividades da unidade, além de apresentar sugestões para a melhoria dos processos de trabalho realizados na Secretaria. A grande preocupação da Administração do Tribunal é conscientizar e capacitar os servidores para que, ao término dos trabalhos do Grupo, a Secretaria não volte ao estado anterior.

    Servidores da VT/AR reunidos na sala de audiências com a equipe do GRACO: Marcia Lima da Costa Novaes, Ana Lucia Pires Giordano, Carlos Eduardo Matias Pereira, Marcelle Herzog Motta, Renata Pinheiro Carneiro e Estevão de Figueiredo Cellin. Ao lado, a desembargadora parabeniza a todos pelo resultado

    Em novembro de 2011, o acervo da VT era de 8461 autos e, no mesmo período deste ano, registrou-se 7145 processos. O juiz Titular de Angra dos Reis, feliz por trabalhar numa equipe unida e organizada, fez questão de agradecer pelo resultado, oriundo da ação conjunta entre Presidência e Corregedoria. “A notável atuação do Grupo deve-se ao empenho dos servidores que o integram e o saldo positivo do trabalho se deu, também, pelo envolvimento dos solícitos e distintos integrantes da 1ª Vara do Trabalho de Angra dos Reis, bem como do juiz Renato Abreu Paiva, que fez parte do processo. Contudo, faço questão de agradecer, em especial, ao diretor-geral, sempre prestativo, por todo o suporte dado à melhoria da Vara”, concluiu Elísio Corrêa de Moraes Neto, Titular da VT/AR.

    O juiz Titular da Vara, Elísio Corrêa de Moraes Neto, recebe a desembargadora no Gabinete reorganizado pelo Graco

    Feliz com o resultado, José Márcio da Silva Almeida disse que o trabalho realizado em Angra dos Reis teve a intensa participação das Secretarias de Obra, Logística e Tecnologia da Informação. "As tarefas desenvolvidas em equipe foram exemplares e muito gratificantes", concluiu o diretor-geral. No final da cerimônia de encerramento dos trabalhos, a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry aplaudiu as equipes e deu um recado: “os números atuais são impressionantes, parabéns a vocês e ao juiz Titular por ter aceitado vir para a Vara em pleno trabalho de reorganização. Agora, a bola está nos pés de vocês e tenho certeza de que usufruirão da melhor maneira possível. O Processo Judicial Eletrônico já é uma realidade e acredito que todos estejam preparados para esta nova era”.

    CONHEÇA O GRACO

    Desde que foi criado, em 2009, pela Presidência e Corregedoria do TRT/RJ, o Graco vem colecionando bons resultados. As equipes são vinculadas à Diretoria-Geral e à Corregedoria e têm finalidade de prestar auxílio às Varas do Trabalho que apresentam problemas de atraso nos andamentos processuais. Além disso, atuam quando ocorrem eventos excepcionais e transitórios que resultam em aumento significativo na movimentação processual. Na prática, o Graco executa atividades técnicas da Secretaria, como notificação das partes, elaboração de cálculos judiciais, juntada de petições, expedições de mandados, entre outras.

    Confira os registros de algumas mudanças:

    • Publicações2962
    • Seguidores631237
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/graco-encerra-o-trabalho-na-vara-unica-de-angra-dos-reis/100234429

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)