Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Gravataí: ajuizada ação para solucionar alagamentos

    Gravataí: ajuizada ação para solucionar alagamentos Alagamentos constantes... O Ministério Público ingressou com Ação Civil Pública contra o Município de Gravataí requerendo, liminarmente, que, no prazo de 30 dias, seja apresentado um diagnóstico dos pontos de alagamentos existentes na cidade, com a previsão de medidas emergenciais a serem adotadas, em até 60 dias.

    O Promotor de Justiça Daniel Martini, que assina a ACP, também postula que o Executivo apresente, em seis meses, diagnóstico completo da situação da zona urbana no que concerne ao sistema de drenagem pluvial da cidade, prevendo objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a implementação das soluções definitivas de todas as irregularidades e problemas detectados.

    Através de diversos procedimentos instaurados, a Promotoria de Justiça Especializada de Gravataí vem investigando e buscando solução para os diversos casos de alagamentos em inúmeros logradouros públicos locais. Em novembro de 2011, o Município, atendendo à provocação do MP, concluiu pela necessidade de implementação de política pública contra alagamentos, com previsão de diversas medidas como elaboração do plano de saneamento e adoção de medidas emergenciais (desobstrução, limpeza, conserto e ampliação de redes, construção de bacias de amortecimento).

    Durante a instrução dos expedientes, inúmeras tentativas de solução extrajudicial foram adotadas. Diversas audiências na Promotoria de Justiça, solicitação de informações, deferimento de prazos adicionais para elaboração e implantação de estudos, dentre outras medidas foram tentadas. “Nada obstante, não se logrou êxito na obtenção de medidas efetivas para solucionar o problema, tendo o Município se omitido de executar as medidas por ele próprio apontadas para o caso”, narra na ação o Promotor de Justiça Daniel Martini.

    Numa derradeira tentativa de solucionar o problema, um Termo de Ajustamento de Conduta foi celebrado, em dezembro de 2012, para que fosse apresentado ao Ministério Público, no prazo de um ano, o Plano Municipal de Saneamento Básico. “Na iminência de se esgotar o prazo fixado no TAC, constata-se que pouco se avançou desde a celebração do ajuste, ou seja, o prazo legal não será cumprido. O Município, assim, dá sinais de que mais uma vez não se desincumbirá do seu dever de elaborar o indispensável plano de saneamento básico”, conclui Daniel Martini.

    ...em diversos pontos de Gravataí

    • Publicações7317
    • Seguidores47
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gravatai-ajuizada-acao-para-solucionar-alagamentos/112140189

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Monica Tiepner
    10 anos atrás

    Este tema dos alagamentos precisa ser resolvido!!! Agora sabendo que foi firmado um TAC entre MP e o Município de Gravataí em dezembro de 2012 e que o MP está cobrando ações, fico um pouco mais tranquila!!!! Sou moradora desta cidade e sofro com os alagamentos... Gravataí é uma cidade que está crescendo e não pode esquecer dos princípios básicos de saneamento e conservação (manutenção) dos córregos. Estamos aguardando por estas ações....... continuar lendo