Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Grupo de Apoio Judiciário já verificou e impulsionou mais de 11 mil processos este ano

    26.06.2017

    O Grupo de Apoio Judiciário (GAJ), criado para auxiliar as atividades de Secretarias das Varas do Trabalho e Postos Avançados do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, já verificou e impulsionou 11.034 processos trabalhistas de 1º Grau até junho deste ano. Em 2016, foram 17.255 processos. As tarefas são realizadas por trabalho remoto no sistema do Processo Judicial Eletrônico.

    Entre as atividades realizadas estão o arquivamento de processos, certificação de prazos, expedição de comunicações e atos ordinatórios, organização de tarefas e elaboração de minutas de despachos, decisões e sentenças. O objetivo do GAJ, dentre outros, é cumprir as Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça e Conselho Superior da Justiça do Trabalho para assegurar a tramitação normal dos processos e repassar orientações sobre a rotina de trabalho obtida por meio de boas práticas já realizadas em outras unidades e o uso das ferramentas tecnológicas.

    Só no mês passado, 4.407 processos eletrônicos foram verificados e impulsionados pelo GAJ, sendo 1.993 da 5ª Vara do Trabalho de Campo Grande, 1.493 da 1ª Vara do Trabalho de Três Lagoas e 921 do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas / CEJUSC-JT Campo Grande.

    A colaboração do Grupo de Apoio Judiciário ocorre por iniciativa das unidades judiciárias interessadas, que deverão dirigir expediente à CAPISC por meio do endereço eletrônico capisc@trt24.jus.br, ou pelos telefones 3316-1881/1814/1743. Já foram atendidas pelo GAJ as seguintes unidades do TRT/MS: as sete Varas do Trabalho de Campo Grande; a 1ª VT de Três Lagoas; as Varas do Trabalho de Naviraí, Rio Brilhante, Ponta Porã e Fátima do Sul; os Postos Avançados de Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia; e a Seção de Coordenação de Cartas Precatórias.

    A cada mês, o GAJ atua em diferentes unidades, conforme a solicitação e situação das varas. Além disso, um monitoramento das 32 unidades judiciais também é realizado frequentemente para verificar a necessidade de atuação do Grupo de Apoio. O GAJ foi criado no TRT/MS em caráter experimental, em 2015, e foi regulamentado pela Portaria TRT/GP/SJ 004/2016.

    • Publicações2222
    • Seguidores630446
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-de-apoio-judiciario-ja-verificou-e-impulsionou-mais-de-11-mil-processos-este-ano/472297337

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)