Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Grupo de estudos: ESA/RS promove palestra sobre previdência para refugiados

    há 5 anos

    A Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS promoveu, na segunda-feira (3), por meio do grupo de estudos de Direito Internacional e Migratório, uma palestra sobre a questão previdenciária dos refugiados. A apresentação foi ministrada pela advogada e integrante do grupo de estudos Clarice Mertens, que teve um artigo publicado na revista da ESA/RS sobre os reflexos previdenciários no Brasil, após a suspensão da Venezuela do Mercosul.

    Clarice destacou que a previdência dos refugiados precisa ser um tema de debate e reflexão para ações afirmativas: “A ideia que se tinha é de que eram pessoas jovens que migravam para o Brasil. Após a pesquisa realizada para o artigo, verificou-se que há muita gente com bagagem previdenciária vindo e, por questões de sobrevivência e pela prioridade de conseguirem um emprego, acabam deixando para trás esse histórico”, explicou.

    Segundo a monitora do grupo, Márcia Abreu, os encontros do grupo de estudos agora trazem subáreas do direito relacionadas à migração. “Entendemos que a questão previdenciária é um tema novo e sobre o qual não se fala muito. Então queremos trazer discussões como essas para o grupo”, disse.

    Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional de Refugiados (CONARE), no relatório “Refúgio em Números”, o Brasil reconheceu, até o final de 2017, um total de 10.145 refugiados de diversas nacionalidades. O mesmo relatório mostra o perfil dos emigrados, no qual a maior porcentagem, 44%, são de pessoas com idades que vão de 30 a 59 anos.

    A Constituição Federal Brasileira, no artigo (caput), garante que todas as pessoas são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, por isso é garantido aos brasileiros e estrangeiros que vivem no país o direito à vida, à liberdade e à igualdade. Por isso, as pessoas refugiadas têm o mesmo direitos trabalhistas que os brasileiros.

    Sobre o Grupo de Estudos

    O grupo de estudos de Direito Internacional e Migratório é moderado pelas advogadas Laura Costa Brewster e Márcia Abreu. O encontro ocorre quinzenalmente nas segundas-feiras das 19h15 às 20h30, no OAB/RS Cubo.

    Para participar, entre em contato com a ESA/RS pelo fone (51) 3287.1831.

    Texto e foto: Nathane Dovale
    Assessoria de Comunicação
    (51) 3287-1821/1867

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-de-estudos-esa-rs-promove-palestra-sobre-previdencia-para-refugiados/717193221

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)