Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Grupo investe US$ 400 milhões na exploração de gás e petróleo na Bacia do Parnaíba

    No ano passado, a OGX Maranhão, empresa do Grupo Eike Batista, descobriu uma enorme reserva de gás natural após perfurar os prospectos Califórnia, na cidade de Capinzal do Norte, e Fazenda São José, em Santo Antônio dos Lopes.

    A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais concedeu recentemente licenças ambientais prévias para perfuração (LPper) de dois novos poços exploratórios na região. A licença tem validade até setembro deste ano.

    Com isso, a OGX Maranhão pretende intensificar a exploração em Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, municípios localizados na Bacia do Rio Parnaíba, onde já foram descobertas reservas de gás.

    As licenças autorizam a atividade de perfuração de poços exploratórios de petróleo e gás na Fazenda Gurujuba, em Santo Antônio dos Lopes, e na Fazenda Retiro, em Capinzal do Norte, abrangendo a área do bloco BT-PN-08.

    A OGX atua como operadora em sete blocos na Bacia do Parnaíba, onde detém 70% de participação na região, que reúne um potencial de 15 trilhões de pés cúbicos de gás.

    Em fevereiro deste ano, a empresa iniciou a perfuração do poço Bom Jesus, no município de Lima Campos, também integrante da Bacia do Parnaíba, que continua em andamento.

    O diretor-geral da OGX Maranhão, Paulo Mendonça, explica que, até 2015, deverão ser perfurados 15 poços na Bacia do Parnaíba, onde a OGX possui sete blocos de exploração, abrangendo uma área de 21 mil km² em 39 municípios.

    Estamos montando uma base para perfurar um terceiro poço, em Lima Campos. Em 2011 serão perfurados nove poços e mais três em 2012, disse.

    Pelo planejamento da OGX, até 2015 deverão ser perfurados 15 poços na Bacia do Parnaíba, onde a empresa possui sete blocos de exploração, abrangendo uma área de 21 mil km², em 39 municípios.

    Municípios a serem explorados

    Além de Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes e Lima Campos, a OGX pretende explorar petróleo e gás natural em Brejo de Areia, Jenipapo dos Vieiras, Lago Verde, Olho dÁgua das Cunhãs, Pio XII, Lagoa Grande do Maranhão, Santa Inês, Satubinha, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Esperantinópolis, Joselândia, São José dos Basílios, Santa Filomena do Maranhão, Presidente Dutra, Dom Pedro, Tuntum, Lago da Pedra, Lago do Junco, São Luís Gonzaga, Lago dos Rodrigues, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras.

    • Publicações7608
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-investe-us-400-milh-xf5-es-na-explora-xe7-xe3-o-de-g-xe1-s-e-petr-xf3-leo-na-bacia-do-parna-xed-ba/2619993

    Informações relacionadas

    Deputada participa de seminário sobre a expansão do gás natural no Maranhão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)