Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    GT Racismo participa de lançamento de coleção com 10 mil páginas sobre a história da África

    Integrantes do Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial do Ministério Público de Pernambuco (GT Racismo/MPPE) participaram, nesta quinta-feira (9), em Brasília, do lançamento dos primeiros exemplares em português da coleção História Geral da África. Trata-se de uma publicação editada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com oito volumes e 10 mil páginas - um trabalho que consumiu 30 anos para ser realizado e que contou com a colaboração de 350 pesquisadores, a maioria de origem africana.

    Referência nacional no Sistema de Justiça no enfrentamento ao racismo, o MPPE foi uma das instituições selecionadas para receber uma coleção da primeira edição. “O material ficará disponível em nossa biblioteca a partir de janeiro”, informou a procuradora de Justiça Bernadete Azevedo, coordenadora do GT Racismo. Também participa do evento de lançamento a promotora Helena Capela, integrante do GT.

    A Coleção História Geral da África já foi editada em inglês, francês e árabe. A tradução para o português foi realizada com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), ligada ao Ministério da Educação. O objetivo do material é contribuir para que professores e estudantes tenham uma nova visão sobre o continente africano e a formação da sociedade brasileira - justamente o objetivo das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira para incluir a história e a cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares.

    O lançamento aconteceu na abertura do Seminário Nacional de Avaliação da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais, que discute justamente os avanços e entraves no cumprimento da Lei. À tarde e durante toda esta sexta-feira (10) os participantes vão compilar e discutir um balanço em seis eixos temáticos. O MPPE participará de dois grupos de trabalho: fortalecimento do março legal e política de formação para gestores e profissionais de educação.

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gt-racismo-participa-de-lancamento-de-colecao-com-10-mil-paginas-sobre-a-historia-da-africa/2502081

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)