Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Guarda Metropolitana

    Iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou na noite desta segunda-feira, 25, sessão solene em homenagem à Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. O evento aconteceu às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga da Casa.

    Segundo justificativa da parlamentar, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia é a terceira maior do Brasil (superada apenas pelas guardas de São Paulo e Rio de Janeiro), conforme dados do Ministério da Justiça. Foi fundada em 25 de abril de 1988, através da Lei nº 6.570 e completou 28 anos de criação, mas existe desde 1970 como Divisão Administrativa de Vigilância e Zeladoria do Município de Goiânia.

    No exercício da presidência da mesa dos trabalhos, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) declarou aberta a sessão, abrilhantada com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. Em seguida, discursou enaltecendo o trabalho realizado pela Corporação ao longo dos seus 28 anos de criação. Apontou diversos avanços na instituição municipal, que tem um papel relevante na segurança pública da Capital.

    No dia 13 de novembro de 1997 houve a inserção da Guarda Municipal na Lei Orgânica do Município regulamentada pela lei nº 7.471, transformando-a em uma unidade da Secretaria de Administração e Recursos Humanos com a denominação de Departamento da Guarda Municipal. Em 2008 a corporação foi transformada em Agência da Guarda Municipal de Goiânia (AGMGO), onde é possível promover políticas e diretrizes próprias da instituição, ligadas diretamente com a segurança dos bens além de prevenir ocorrência de atos que resultem em danos ao patrimônio público ou ilícitos penais, prevenir sinistros e atos de vandalismo, orientar o público e trânsito de veículos além de prevenir atentados contra a pessoa.

    Atualmente a AGMGO é uma organização de segurança pública legalmente constituída, possuindo um regulamento funcional e disciplinar próprio. O lema da Guarda Municipal de Goiânia é “Guardiã da Cidadania”.

    Depois da entrega de certificados de reconhecimento a 49 personalidades ligadas diretamente a Guarda Civil, bem como a parceiros da corporação, fizeram uso da palavra pela ordem: Isabel Taveira de Azevedo, diretora de Políticas sobre Drogas da Guarda Civil e conselheira do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, que discursou em nome dos concursados da Corporação; Delegado de Polícia Edilson de Brito, que destacou as ações da Guarda Civil em parceria com a Polícia Civil; o delegado de Polícia, Eduardo José do Prado, que procedeu de igual modo; e, por último, discursou o comandante da Guarda Municipal, Elton Ribeiro de Magalhães, que enfatizou a importância do trabalho da Delegada Adriana Accorsi pela melhoria da Guarda Municipal sob todos os aspectos; e fez agradecimentos a todos os parceiros que contribuíram pelo fortalecimento da corporação.

    Compuseram a mesa dos trabalhos, a deputada Delegada Adriana Accorsi no exercício da Presidência; o superintendente da Corregedoria Geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, representando o governador Marconi Perillo (PSDB); o superintendente executivo da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Edson Costa, representando o vice-governador José Eliton (PSDB) e atual secretário de Segurança Pública.

    Também fizeram parte da mesa, o presidente da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Elton Ribeiro Magalhães, representante do prefeito municipal de Goiânia, Paulo Garcia (PT); bispo da Congregação Católica dos Padres e Irmãos de São Basílio Magno, Tradição Primitiva Ortodoxa, José Emílio Rodrigues Santos; presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, Waldson de Paula Ribeiro; superintendente executivo de Administração Penitenciária, coronel Victor Dragalzew Júnior; ; comandante da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia, Roberto Cândido; e assessor parlamentar Wanderlei Correto, representante do senador Wilder Morais.

    A deputada Delegada Adriana Accorsi encerrou a sessão solene agradecendo por fazer parte da história de uma instituição que cresce a cada dia com vistas a contribuir efetivamente para a segurança pública na Capital. E agradeceu a todos que teceram comentários sobre o trabalho dela em prol da melhoria da segurança pública não só em Goiânia, mas em todo o Estado de Goiás.

    Homenageados

    1. ADELINO MOREIRA DE ARAUJO

    2. ANDERSON SALES DE FARIA CONTADOR

    3. ARI FURTADO

    4. CARLOS ANTÔNIO ALVES GOMES

    5. CARLOS ANTÔNIO SOARES VEREADOR

    6. CLEBER MARCIANO DA SILVA GUARDA CIVIL

    7. DANIEL VIEIRA DE SOUZA

    8. ÉBER SARAIVA DOS SANTOS BARROS

    9. EBIO CLESER BORGES

    10. ÉDER FERNANDES DA SILVA -GUARDA CIVIL

    11. EDILSON DE BRITO DELEGADO

    12. EDIMAR BARBOSA SILVA - GUARDA CIVIL

    13. EDNIR CAMPOS DUARTE

    14. EDNO CLESIO COSTA

    15. EDUARDO JOSÉ DO PRADO - DELEGADO

    16. ELISANGELA MAXIMO FERREIRA DE FREITAS

    17. ELTON RIBEIRO DE MAGALHÃES - PRESIDENTE COMANDANTE DA AGÊNCIA DA GUARDA CIVIL

    18. ELY JOSÉ DE OLIVEIRA

    19. EMIVALDO GONÇALVES DA COSTA

    20. ESLEY RODRIGUES CARVALHO

    21. HÉLIO DIVINO SOARES DE SANTANA

    22. HÉLIO FRAZÃO DE MORAIS FILHO

    23. ISABEL TAVEIRA DE AZEVEDO

    24. IZABELA BARBOSA DE CARVALHO SANTOS -DIRETORA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA E CONSELHEIRA DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

    25. JOELMA MENDONÇA FERREIRA

    26. JOHNATHAN TARLEY ALGA DOS REIS RODRIGUES -CAPITÃO PM

    27. JOSÉ DE OLIVEIRA PIRES

    28. JOSÉ EULÁLIO VIEIRA -INSPETOR DA GUARDA CIVIL

    29. LARISSA ROSA DOS SANTOS

    30. LÍLIAN DE FÁTIMA ROSA SENA LIMA DELEGADA

    31. LIVERTINO SARDINHA DAMASCENA

    32. LUIZ ANTONIO ALVES DA SILVA INSPETOR DA GUARDA CIVIL

    33. LUIZ CARLOS DE ARAÚJO GALVÃO GUARDA CIVIL

    34. LUIZ CARLOS DIAS DOS REIS GERENTE DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DA GUARDA CIVIL

    35. MARCELO LUZ DOS SANTOS

    36. NILVA AGUIAR DE BARROS LEMES

    37. ODAIR JOSÉ SOARES DELEGADO

    38. LEONARDO MENDONÇA PADRE

    39. PRISCILLA PAOLLA PAGOTTO SILVA CORREGEDORA-GERAL DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA

    40. RANYER CÂNDIDO VILELA SALGADO

    41. RICARDO FERNANDES DA SILVA AGENTE DA POLÍCIA CIVIL

    42. ROMÁRIO BARBOSA POLICARPO

    43. RÔMULO MENDONÇA BAILÃO – AGENTE DA POLICIA FEDERAL

    44. SILVIO MORAIS RODRIGUES DA SILVA - INSPETOR COMANDANTE DA 6ª REGIONAL – REGIÃO NOROESTE

    45. SÔNIA PEREIRA DOS REIS - GUARDA CIVIL

    46. UBIRATAN RODRIGUES DOS PASSOS - GUARDA CIVIL

    47. VALDIMIR DE SOUSA PASSOS

    48. VICTOR DRAGALZEW JÚNIOR - CORONEL PM - SUPERINTENDENTE EXECUTIVO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

    49. VINICIUS ALVES MAIA

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guarda-metropolitana/327730352

    Informações relacionadas

    Ena Varjão, Estudante
    Artigoshá 8 anos

    Causas de Nulidade Absoluta do Negócio Jurídico

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)