Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Guarda municipal de Foz do Iguaçu pode portar armas depois do expediente

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    O juiz Rony Ferreira, da 2ª Vara Federal Foz do Iguaçu (PR), negou pedido de liminar para impedir que os guardas municipais portem armas fora do horário de expediente. Ele considerou que, desarmados, os guardas ficarão expostos à própria sorte e absolutamente desprotegidos, já que têm contato direto com o mundo do crime. Em função das peculiaridades locais, não viu ilegalidade em estender-lhes a mesma garantia conferida a outras categorias policiais.

    A manutenção do porte de arma de fogo, tal como autorizado pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, representa ato de supremacia do interesse público sobre o particular, que, ao lado da indisponibilidade do interesse público, caracterizam as pedras-de-toque do regime jurídico-administrativo, afirmou o juiz.

    O Ministério Público Federal foi à Justiça pedir a nulidade do ato administrativo assinado pelo superintendente regional da Polícia Federal, que concedeu o porte de arma de fogo funcional aos integrantes da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu mesmo fora de serviço. A medida também autoriza os guardas a transitarem armados nos municípios de São Miguel do Iguaçu/PR e Santa Terezinha de Itaipu/PR, quando em deslocamento para o local de trabalho ou retorno para suas residências, além da região denominada Ilha do Bananal.

    A sustentação legal do ato se apoiou em dois dispositivos. No parágrafo 4º, do artigo 34, do Decreto 5.123/2004,...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1210
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guarda-municipal-de-foz-do-iguacu-pode-portar-armas-depois-do-expediente/3185823

    Informações relacionadas

    Fátima Miranda, Estudante de Direito
    Artigoshá 9 anos

    Passo a passo para o cidadão “comum” que deseja adquirir uma arma de fogo para defesa pessoal

    FOZ DO IGUAÇU - MP-PR aciona guarda municipal por improbidade administrativa

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 6 anos

    Liminar autoriza porte de arma para todas as guardas municipais

    Renan Macedo Vilela Gomes, Advogado
    Artigoshá 7 meses

    A Relevância das Guardas Municipais no Sistema Único de Segurança Pública

    Petição Inicial - TRT09 - Ação Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu - Atord - contra Fundacao Municipal de Saude de Foz do Iguacu e Municipio de Foz do Iguacu

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)