Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    HISTÓRICO DA ANAJUS

    HISTÓRICO DA ANAJUS

    A história da ANAJUS começou muito antes de seu surgimento, com a crescente insatisfação dos Analistas com a atuação do SINDJUS e da FENAJUFE na negociação para a implementação dos últimos planos de cargos e salários.

    Com base nessa insatisfação, alguns Analistas individualmente e, posteriormente, em grupo, solicitaram por diversas vezes contato mais aproximado com a direção do Sindicato, contudo todas as iniciativas se mostraram infrutíferas. Foram protocolizados requerimentos solicitando audiências para discutir questões afetas aos Analistas, sempre tendo sido recebidos com total indiferença pela diretoria do Sindicato ao ponto de muitas vezes os requerimentos nem mesmo serem respondidos.

    A insatisfação geral dos Analistas, sobretudo em Brasília, culminou com a aprovação da nova Lei de Organização Judiciária do DF (Lei n.º 11.697/08), que, em seu artigo 78, aboliu a prerrogativa de serem privativos dos Analistas os cargos de Diretores de Secretaria e substituto no TJDFT, deixando de ser um dos poucos tribunais que reconheciam a importância do cargo.

    Questionada a respeito, a diretoria do Sindjus/DF, na pessoa do seu Coordenador Geral e também da FENAJUFE, Roberto Policarpo, respondeu asseverando que tal situação era uma conquista do sindicato, pois estava beneficiando principalmente a categoria dos técnicos, que era muito mais numerosa, demonstrando assim, que para grande parte dos sindicatos, que não era interessante manter o topo da carreira valorizada.

    A partir desse momento os Analistas perceberam que a FENAJUFE não mais representava os seus interesses, pois agiam sempre em prol dos cargos de nível intermediário do qual faz parte a quase totalidade de sua diretoria.

    Diante disso, um grupo de Analistas no TJDFT começou a se organizar, trocando e-mail's e fazendo ressoar a sua insatisfação. Esse grupo aos poucos foi aumentando e com ele foi se cogitando a possibilidade da criação de uma Associação para verdadeiramente representar os interesses dos Analistas. Constatou-se que a insatisfação se estendia à outros tribunais, não só em Brasília, mas também em outros estados, extrapolando o âmbito do TJDFT e mesmo de Brasília.

    Esse movimento acabou se organizando e viabilizando a primeira reunião da ANAJUS, ocorrida em março de 2008, sendo que em 04 de abril de 2008, ocorreu efetivamente o surgimento da Associação Nacional dos Analistas Judiciários da União - ANAJUS, com a participação de Analistas de todos os tribunais do DF e, posteriormente, estendido aos Analistas do Ministério Público da União.

    Posteriormente, o trabalho se ampliou com a visita da diretoria para contactar representantes de diversos estados, dentre eles: Goiás, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.

    Esse trabalho árduo realizado pela diretoria, culminou com a inauguração, em 23 de outubro de 2009, da sede nacional da ANAJUS.

    Sob o enfoque político a ANAJUS tem atuado sempre de forma apartidária buscando aliados políticos que se mostram adeptos da idéia da valorização do cargo do Analista Judiciário e dos servidores púbicos como um todo.

    Com base nessa política mantivemos ao longo do ano de 2009 contatos importantes com diversas autoridades do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e do MPU e outras associações congêneres.

    Juridicamente tivemos que atuar, por algumas vezes, de forma mais enérgica, visando assegurar a efetiva participação de nossa associação no processo de discussão e elaboração do plano de cargos e salários e ainda para assegurar que determinadas "manobras" da FENAJUFE não prosperassem apesar das flagrantes inconstitucionalidades contidas na maioria delas, sobretudo a tentativa de transposição de cargos e salários, bem como a criação de cargo amplo e multifuncional (resumidamente: todos os servidores fazem todas as atribuições)

    Agora, sem dúvida nenhuma, o aspecto mais marcante da atuação da ANAJUS neste curto tempo de existência foi em relação às propostas do plano de cargos e salários do Poder Judiciário.

    Após estudo das propostas encaminhadas por Analistas de todo o Brasil, chegou-se a elaboração de uma proposta de plano de cargos e salários que atendesse aos anseios dos Analistas, proposta essa que foi encaminhada a todos os presidentes de tribunais e ao Presidente do STF.

    E não estamos satisfeitos. Vamos fazer de tudo para melhorar, seja no Congresso Nacional, ou na instância que for preciso, os benefícios, as garantias e as prerrogativas dos Analistas, visando a melhoria de sua qualidade de vida como servidor público e como cidadão, afinal, esta é a meta prioritária de nossa Associação, tornando a carreira mais atrativa para os demais cargos, além de impedir a evasão do cargo de Analista.

    Não obstante todas essas conquistas já realizadas no seu curto tempo de existência, estamos empenhados e trabalhamos atualmente buscando novas metas.

    Entendemos que o trabalho realizado pela diretoria da ANAJUS foi relevante e significativo até o presente momento, mas insuficiente para convencer a grande maioria dos Analistas do risco que estamos correndo, inclusive, até mesmo , de termos o nosso cargo extinto, já que a FENAJUFE e demais associações têm trabalhado nos bastidores, às vezes de forma contundente, neste sentido.

    Estamos cientes de que o trabalho é árduo e incessante, que exige o esforço e a participação de todos. Conquistamos algumas vitórias, mas não podemos esmorecer até que alcancemos pelo menos o mesmo nível salarial e prerrogativas dos cargos análogos dos demais Poderes.

    Que a luta dos Analistas não seja vista como um ataque aos demais cargos, mas como uma luta pela melhoria da carreira como um todo.

    Estamos apenas no início e contamos com a participação de todos os Analistas com o encaminhamento de suas críticas, de sugestões e de propostas, pois somente com a participação efetiva de todos é que poderemos aprimorar o trabalho realizado, buscando sempre a valorização dos Analistas Judiciários da União e do Ministério Público da União.

    • Publicações693
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações369
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/historico-da-anajus/2462200

    Informações relacionadas

    MAIS UM CARGO DO EXECUTIVO SUPERA SALÁRIO DE ANALISTA JUDICIÁRIO

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)