Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Homem é condenado a pagar R$ 130 mil reais por extração ilegal de areia de praia

    O programa de TV é produzido pelo Conselho em parceria com os Tribunais Regionais Federais

    há 6 anos

    Retirar areia da praia para uso particular é crime. E a extração ilegal é mais comum do que se pensa. No sul do país, um homem foi denunciado por retirar areia de forma ilegal numa área de dois hectares da praia de Cidreira, no litoral norte do RS. Ele foi condenado por exploração de recursos minerais e terá que pagar R$ 130 mil reais.

    A violência urbana deixa traumas psicológicos. E quem passa por esses momentos de terror, nem sempre consegue superar. Em Pernambuco, uma costureira entrou na Justiça com um pedido de indenização depois de ter sido vítima de um assalto dentro de uma agência bancária. Ela foi atingida por um tiro. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região aumentou o pagamento da indenização definida em primeira instância, já que o fato era grave e houve trauma psicológico.

    Quase 60 anos depois da chegada da primeira máquina de tatuagem ao Brasil, o preconceito contra os desenhos e pinturas no corpo, diminuiu, mas não acabou. No Rio de Janeiro, um candidato teve que entrar com um processo para garantir a participação dele em um concurso público da Marinha e ele conseguiu. A decisão da Justiça levou em consideração a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que considerou inconstitucional proibir tatuagens a candidatos a cargos públicos.

    Emissoras de televisão não podem aumentar o volume do áudio quando entra o intervalo comercial. A prática é considerada ilícita e abusiva e foi denunciada pelo Ministério Público que entrou com ação civil na Justiça Federal. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região deu prazo para que a União fiscalize as emissoras de radiodifusão que utilizam esse recurso para chamar a atenção dos telespectadores para anúncios publicitários.

    A possibilidade de pagar menos impostos e juntar todas as guias em uma só, atrai micro e pequenos empresários para o Super Simples. Um regime de tributação que tem um cálculo de impostos diferenciado. Mas é preciso cuidado para não ser excluído do programa por problemas antigos da empresa, ou dos sócios. No Tribunal Regional Federal da 1ª Região, uma empresária não conseguiu comprovar que se desligou de outra empresa e por isso teve que arcar com os impostos do regime regular.

    O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

    TV JUSTIÇA

    03 de outubro – quarta, 21h

    04 de outubro – quinta, 12h (reprise)

    06 de outubro – sábado, 21h (reprise)

    07 de outubro – domingo, 16h (reprise)

    09 de outubro – terça, 12h (reprise)

    TV CULTURA

    07 de outubro – domingo, 6h

    10 de outubro – quarta, 6h 45 (reprise)

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-e-condenado-a-pagar-r-130-mil-reais-por-extracao-ilegal-de-areia-de-praia/632619914

    Informações relacionadas

    Extração ilegal de areia pode render até 5 anos de prisão Dezenas de pessoas já foram denunciadas este ano em Belo Horizonte e irão responder por crime contra a ordem econômica e por crime a

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)