Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homeopatia Veterinária

    “Em 21 de novembro de 1840, desembarcava no Rio de Janeiro o médico francês Benoît Mure, que se tornaria o introdutor da homeopatia no Brasil...". 173 anos depois, a homeopatia segue fazendo história e conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Tratando-se de homeopatia veterinária, outro nome também ganhou reconhecimento. O médico veterinário, Cláudio Martins Real, considerado “Precursor da Homeopatia Veterinária no Brasil", pela Associação Médica Veterinária Homeopática do Brasil, tem contribuído para a evolução desta terapêutica e em comemoração ao Dia da Homeopatia deixa seu recado:

    Entenda alguns mitos e verdades envolvendo esta terapêutica:

    O que é a Homeopatia?

    É um método terapêutico, baseado numa lei natural – Lei dos Semelhantes. Sua aplicação pode ser preventiva e/ou curativa. Os medicamentos agem estimulando o sistema imunológico do indivíduo a se defender da doença, promovendo o Equilíbrio Orgânico. A Homeopatia é fundamentada no princípio de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia é capaz de curar tais sintomas numa pessoa doente.

    Homeopatia Veterinária

    O tratamento homeopático pode ser aplicado aos animais segundo o mesmo princípio que para os humanos. Pode ser usada em animais domésticos e grandes animais como bovinos, caprinos, suínos, etc.

    Quais os princípios da Homeopatia Populacional?

    A Homeopatia Populacional, foi desenvolvida no Brasil pelo médico veterinário Claudio Martins Real, que descreveu os seus fundamentos:

    •Considera o rebanho como um só organismo, onde cada animal está condicionado aos mesmos estímulos.

    •Considera que o rebanho sob exploração está sob estresse permanente e

    •Considera que a ação do medicamento homeopático age através do Sistema Nervoso, e tem caráter biomodulador.

    O uso populacional foi de importância extraordinária para a moderna exploração animal por permitir levar a um número muito grande de animais os benefícios da ação dos produtos homeopáticos. Por sua eficácia, pela ausência total de toxidez com impossibilidade absoluta de deixar resíduos na carne ou no leite, a Homeopatia tornou-se a medicina ideal para a saúde dos rebanhos.

    A Ação da Homeopatia é lenta?

    Ao contrário do que é comum se ouvir dizer, a ação do medicamento homeopático não é lenta, iniciando-se imediatamente após o contato com as mucosas. Nos casos agudos, quando indicado corretamente, o resultado é igual ou mais rápido do que a alopatia. Porém, nos casos crônicos, assim como a doença teve um determinado período (mais ou menos longo) para estabelecer, o organismo necessita de um determinado tempo para voltar ao equilíbrio.

    Quem usa a Homeopatia não pode mais utilizar a Alopatia?

    A Real H é a favor da solução do problema dos animais, não é contra o uso de alopatia.

    As duas formas terapêuticas podem ser associadas, sempre sob supervisão de Médico Veterinário, principalmente, em circunstâncias onde o desequilíbrio no organismo já está tão intenso e profundo que, apesar de (aparentemente) bem medicado com o tratamento o paciente não consegue responder adequadamente. Isto é muito comum nos surtos infecciosos e parasitários, onde as condições ambientais estão de tal ordem desequilibradas que o ambiente torna-se também um fator de manutenção do contágio, mantendo ou retroalimentando a situação problema.

    Com informações de O Nortão

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homeopatia-veterinaria/112139919

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)