Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Hospital Bom Jesus, de Taquara (RS), seguirá atendendo pacientes com câncer

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    O Hospital Bom Jesus, de Taquara (RS), seguirá tratando os pacientes com câncer moradores dos municípios de Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho (Região do Vale do Paranhana). O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso do estado do Rio Grande do Sul que requeria a suspensão do serviço.

    A questão virou objeto de discussão judicial após o governo gaúcho suspender, em maio de 2015, o serviço oncológico que era prestado na instituição por uma clínica terceirizada, a Oncoprev, que também atendia aos pacientes do SUS sob custeio do estado.

    O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública e obteve, no final de novembro, liminar da Justiça Federal de Novo Hamburgo (RS) determinando a manutenção do serviço privado e dando prazo até 15 de dezembro passado ao estado para apresentar o procedimento de habilitação do Hospital Bom Jesus como Unacon (Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) junto ao Ministério da Saúde.

    A decisão levou o governo gaúcho a recorrer ao tribunal pedindo a suspensão das medidas. O estado argumenta não ter verbas para seguir custeando os tratamentos. Quanto ao pedido de habilitação, sustenta que a instituição não tem condições de sediar uma Unacon por apresentar deficiências tanto nas instalações quanto em número de profissionais. Argumenta que faz dois anos que foram requeridos os ajustes para o credenciamento de um Unacon e que nada foi providenciado.

    Após examinar o recurso, o desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, presidente do tribunal, entendeu que o atendimento pela Oncoprev é essencial e deve ser mantido até a habilitação do hospital junto ao Ministério da Saúde. Penteado, entretanto, suspendeu o prazo de encaminhamento de credenciamento do hospital como Unacon estabelecido em primeira instância. Segundo o desembargador, é preciso levar em consideração as razões apontadas pelo estado em relação às más condições da unidade de saúde, que precisará de maior tempo para ajustar-se.

    Credenciamento

    Para os hospitais serem credenciados como Unacons e poderem tratar pacientes com câncer pelo SUS, o Ministério da Saúde exige uma série de condições, tais como instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados.

    Como a região do Vale do Paranhna conta com mais de 200 mil habitantes, a Comissão Intergestores Bipartite do RS (CIB/RS) havia autorizado o funcionamento do serviço oncológico do Hospital Bom Jesus, de forma provisória, até que fosse examinada sua habilitação pelo Ministério da Saúde. Passados dois anos sem que o hospital fizesse as reformas necessárias para o pedido de credencial, o governo estadual decidiu suspender a autorização administrativa.

    Conforme a legislação do SUS, as Comissões Intergestores pactuam a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo as Comissões Intergestores Bipartite (CIB), no âmbito dos estados, vinculadas às Secretarias Estaduais de Saúde para efeitos administrativos e operacionais.


    5051658-04.2015.4.04.0000/TRF

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações602
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-bom-jesus-de-taquara-rs-seguira-atendendo-pacientes-com-cancer/296009062

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)