Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Hospital de Clínicas da UFPR é condenado a indenizar paciente infectada com HIV em cirurgia

    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou, nesta semana, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) a pagar R$ 150 mil de indenização por danos morais a uma paciente infectada com o vírus HIV durante transfusão de sangue realizada em cirurgia de retirada de um dos rins.

    O procedimento foi realizado em 2005. A paciente descobriu que portava o vírus um ano depois, quando precisou fazer hemodiálise e teve que realizar exames de sangue.

    O fato levou-a a ajuizar ação na Justiça Federal de Curitiba pedindo indenização por danos morais. Ela alega que além da dor de descobrir-se soropositiva, enfrenta incompatibilidade entre os dois tratamentos, pois tornou-se impossível utilizar as máquinas de hemodiálise pelo risco de contaminação. Atualmente, ela faz tratamento em casa, por meio de um cateter implantado em seu corpo.

    Após ser condenada a indenizar a paciente em R$ 500 mil reais, a UFPR recorreu no tribunal. A instituição alegou que inexistem provas de que a contaminação tenha ocorrido no hospital e requereu, em caso de condenação, a diminuição do valor da indenização.

    O relator do caso, desembargador federal Luís Alberto d Azevedo Aurvalle, deu provimento parcial ao recurso, mantendo a condenação, mas diminuindo seu valor.

    Para Aurvalle, ficou demonstrada a existência do nexo causal entre o dano (contaminação com o sangue infectado) e a atuação deficiente do serviço público (transfusão de sangue contaminado). Ele diminuiu o valor por entender que a indenização deve obedecer ao princípio da razoabilidade.

    Em seu voto, o magistrado ressaltou que a autora não tinha o vírus quando fez a cirurgia, o que pode ser comprovado pelos exames exigidos anteriormente ao procedimento. Ele observou que a possibilidade de ela ter se infectado de outra maneira é quase nula. “A partir da audiência de instrução e julgamento, evidenciou-se que a requerente é pessoa humilde e de conduta digna. É mãe de família, e vive com o pai de seus quatro filhos, com quem se casou muito nova, tendo ele sido seu único parceiro. Não há evidências de qualquer gênero que a requerente faria parte do grupo de risco de contaminação pelo vírus HIV”, escreveu, citando trecho da sentença.

    A autora deverá receber a quantia estipulada acrescentada de juros e correção monetária. Ainda cabe recurso em instância superior.

    » Todas as notícias

    • Publicações6752
    • Seguidores1399
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-de-clinicas-da-ufpr-e-condenado-a-indenizar-paciente-infectada-com-hiv-em-cirurgia/100702528

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX00672863001 MG

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 20 anos

    Hospital é condenado por contaminação de criança com vírus HIV

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)