Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Hospital de Joinville adere a programa do MPSC para fiscalização de internações psiquiátricas

    O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HHDS), de Joinville, e a Secretaria de Estado de Saúde assinaram, nesta segunda-feira (22/2), termo de cooperação técnica proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), integrando o hospital ao Programa de Fiscalização de Internações Psiquiátricas Involuntárias.

    Conforme o documento assinado, o HHDS alimentará de informações um sistema criado especialmente para o Programa de Fiscalização, permitindo aos Promotores de Justiça o acompanhamento imediato de internações, altas ou prorrogações de internações involuntárias. O sistema também permite a solicitação de informações adicionais, entrevistas e audiências com pacientes e familiares, além da adoção de outras medidas cabíveis a cada caso.

    A Secretaria de Estado de Saúde, por sua vez, constituirá uma Comissão Revisora das Internações Psiquiátricas Involuntárias, que servirá como órgão de orientação e apoio na execução dos trabalhos, além de ter acesso às informações e tomar medidas administrativas que entender necessárias. Para o procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, que assinou o termo de cooperação como Chefe do MPSC, a disponibilização das informações é de suma importância para o Ministério Público fiscalizar as internações compulsorias, visando ao cumprimeto da lei.

    O termo de cooperação técnica foi assinado, ainda, pelo Diretor-Geral da Secretaria de Estado de Saúde, Roberto Hess de Souza, pela Diretora-Geral do HHDS, Ana Maria Groff Jansen. Também assinaram o documento, como testemunhas, o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações (CCF) do MPSC, Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulysséa, e a Promotora de Justiça Rosemary Machado Silva, com atribuição na área da cidadania na Comarca de Joinville.

    O Programa de Fiscalização de Internações Psiquiátricas Involuntárias, coordenado pelo CCF, busca uma atuação integrada entre Ministério Público e órgãos públicos ou privados que dispensem tratamento psiquiátrico, direcionado à promoção da saúde do cidadão, a fim de coibir as internações desnecessárias, em conformidade com a reforma psiquiátrica brasileira, e garantir respeito, dignidade e bem-estar aos portadores de sofrimento mental.

    Atualmente, quatro das 23 instituições catarinenses aptas a internar pacientes de forma involuntária participam do Programa. "Nossa intenção e ampliar a participação para todas as instituições que possuem leito psiquiátrico em Santa Catarina, e desta forma articular e integrar toda a rede de atendimento", informa o Coordenador-Geral do CCF.

    Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

    • Publicações1000
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-de-joinville-adere-a-programa-do-mpsc-para-fiscalizacao-de-internacoes-psiquiatricas/2091805

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)