Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    IAB debate a arbitragem no direito societário

    há 10 anos

    O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) promoveu em sua sede, no dia 26 de agosto, o seminário "A Arbitragem no Direito Societário", mediado pelo seu 3º vice-presidente, Duval Vianna. O professor Nelson Eizirik fez a palestra de abertura, abordando o tema "A cláusula compromissória no Acordo de Acionistas e no Estatuto Social e as operações de reestruturação societária". Em sua explanação, o advogado disse que "quem milita no setor sabe que quase todas as questões envolvendo o direito societário são resolvidas hoje pela via arbitral, já que a arbitragem nesta área do direito vem passando por um desenvolvimento notável".

    Nelson Eizirik ressaltou a vantagem proporcionada pela celeridade da arbitragem em relação à via judicial. "É incompatível com a dinâmica empresarial que uma decisão relativa ao direito societário leve de oito a nove anos para ser conhecida", afirmou Nelson Eizirik. Segundo o advogado, as decisões céleres ocorrem, principalmente, porque as partes podem se reunir com os árbitros para estabelecer os procedimentos dos processos. Além disso, ressaltou Eizirik, "as sentenças parciais, ao indicarem a provável decisão final do processo, incentivam os advogados das partes a buscarem acordos".

    A advogada Larissa Teixeira discorreu sobre a "Responsabilidade dos administradores de sociedades anônimas". Ela falou sobre a importância da definição das diferenças de competências entre diretoria e membros do conselho de administração, para que, em caso de quebra de deveres, as responsabilizações sejam devidas. "Cabe à diretoria exercer a gestão da sociedade, enquanto sobre o conselho recai o dever de promover a orientação geral da administração, além de auxiliar na fiscalização", explicou ela.

    O desembargador federal André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ/ES), em substituição à diretora de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Ana Tereza Basílio, palestrou sobre "Medidas de urgência na arbitragem". O magistrado informou que há uma grande discussão, hoje, sobre a possibilidade de inclusão do instituto da liminar na arbitragem. Segundo ele, muitos teóricos defendem a tese de que, se o árbitro está autorizado a dar sentenças definitivas no campo do direito societário, deveria, também, poder proferir decisões provisórias, por meio de liminares.

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2519
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iab-debate-a-arbitragem-no-direito-societario/136665535

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)