Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    IBCCRIM assina ofício enviado ao CNJ contra audiências de custódia por videoconferência

    Publicado por Síntese Criminal
    há 4 anos

    Publicado originalmente no site do IBCCRIM.

    O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) assinou, junto com outras 150 entidades, um oficio enviado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contrário à realização de audiências de custódia por videoconferência. O tema será votado no plenário virtual do CNJ nesta segunda-feira, às 14h.

    No documento enviado aos conselheiros do órgão, as entidades afirmam que a audiência de custódia não cumpriria sua função se fosse realizada por meio virtual, tanto por não ser possível ao magistrado (a) identificar indícios da prática de tortura, como por não garantir um ambiente adequado para a escuta da pessoa presa.

    As entidades pedem ao CNJ o adiamento da votação, além da realização de debates públicos e a elaboração de um cronograma gradual de retomada das audiências presenciais. O ofício pede também a observância à Recomendação n º 62 do CNJ, que pontua a necessidade de perícias qualificadas para se detectar tortura.

    Caso a votação seja mantida, as entidades são a favor da manutenção do artigo 19 da proposta, que veta a videoconferência na custódia.

    As organizações que assinam o ofício compõem a campanha #TorturaNãoseVêpelaTV, lançada nas redes sociais para barrar as audiências de custódia virtuais. Na segunda-feira, às 11h, haverá um twittaço com a hashtag.

    Íntegra do documento.

    Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na seara penal.

    Twitter.

    Instagram.

    Facebook.

    Podcast.

    • Sobre o autorProdutora de conteúdo criminal
    • Publicações458
    • Seguidores163
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ibccrim-assina-oficio-enviado-ao-cnj-contra-audiencias-de-custodia-por-videoconferencia/864460421

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)