IBGC publica ferramenta para apoiar Startups e Scale-ups na prática da Governança Corporativa
Após a publicação do Governança Corporativa para Startups & Scale-ups, em 2019, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em dezembro do último ano, lançou a Métrica de Governança Corporativa para Startups & Scale-ups (Métrica GCSS).
A ferramenta foi desenvolvida em colaboração com o grupo de trabalho da Comissão de Startups¹ & Scale-ups² do IBGC, que reúne diferentes integrantes do ecossistema de startups brasileiro e avalia a adesão às 37 práticas de governança recomendadas pela publicação do instituto.
A Métrica GCSS é uma ferramenta gratuita de autoavaliação de práticas de governança com objetivo de apoiar as startups e scale-ups na reflexão sobre as suas práticas de governança corporativa, adequadas ao seu modelo de negócio e estágio de evolução.
Para usar a ferramenta, membros de organizações escaláveis e demais agentes do ecossistema deverão preencher um formulário com base em quatro pilares alinhados à publicação Governança Corporativa para Startups & Scale-ups: Estratégia e Sociedade; Pessoas e Recursos; Tecnologia e Propriedade Intelectual; Processos e Accountability.
Após o preenchimento de todas as informações, será gerado um relatório, por meio do qual investidores, incubadoras, aceleradoras e outros entes do ecossistema de inovação avaliarão a maturidade de startups e projetos candidatos e também poderão utilizá-lo para guiar decisões estratégicas conforme a realidade de cada negócio.
Inclusive, em razão disso, a orientação do IBGC é que o preenchimento seja realizado a cada seis meses a fim de possibilitar um monitoramento do processo.
Tendo isso em vista, e considerando o próprio significado de governança corporativa, que pode ser resumida como um sistema por meio do qual instituições são dirigidas, monitoradas e estimuladas, abrangendo os relacionamentos entre sócios, diretorias, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, conclui-se que a Métrica GCSS constitui uma excelente oportunidade de fomentar o crescimento saudável e a geração de valor dos negócios.
¹ A Startup é uma empresa em seus estágios iniciais que tem, como objetivo, desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível, permeada por algum tipo de inovação.
² A Scale-up pode ser definida como uma empresa que já validou seu produto no mercado e provou que o modelo de negócios da sua matriz é sustentável, podendo ser escalado. Tornar-se uma Scaleup é o “passo seguinte” das Startups.
Referências:
ALVES, Gabriele. IBGC lança Métrica de Governança Corporativa para Startups & Scale-ups. IBGC, 2022. Disponível em: < https://www.ibgc.org.br/blog/metrica-governanca-startups-ibgc#:~:text=IBGC%20lan%C3%A7a%20M%C3%A9trica%20de%20Governan%C3%A7a%20Corporativa%20para%20Startups%20%26%20Scale%2Dups,-Ferramenta%20gratuita%20promove&text=O%20IBGC%20acaba%20de%20lan%C3%A7ar,%2Dups%20 (M%C3%A9trica%20GCSS)>. Acesso em: 08/03/2022.
AFINAL o que é governança? Marina Miranda, 2021. Disponível em: < https://marinamiranda.adv.br/post/afinaloqueegovernanca/> Acesso em: 08/03/2022.
IBGC. Métrica de Governança Corporativa para Startups & Scale-ups. São Paulo: IBGC, 2021. Disponível em: < https://conhecimento.ibgc.org.br/Paginas/Publicacao.aspx?PubId=24050>. Acesso em 08/03/2022.
VABO. Startup x scaleup x unicórnios: qual a diferença? Medium, 2020. Disponível em: < https://medium.com/@blogdovabo/startupxscaleupxunic%C3%B3rnios-qualadiferen%C3%A7a-9229f8827129>. Acesso em: 08/03/2022.
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