Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    IBM: EM CLOUD COMPUTING, REDUZIR CUSTOS É BENEFÍCIO MENOR

    Publicado por LegisCenter
    há 13 anos
    Para empresa, tecnologia é uma forma diferente e poderosa de entregar serviços de TI, pois permitem às empresas inovar sem serem limitadas pela infraestrutura.

    Uma forma diferente de entregar TI. Capaz, sim, de reduzir custos, mas cuja importância maior está na agilidade que proporciona à busca de inovações. Assim é a cloud computing, segundo a IBM - que aproveitou o evento Pulse 2011, realizado esta semana em Las Vegas (EUA), para anunciar novos produtos de gerenciamento de ambientes virtuais.

    "A nuvem é um modo melhor, mais industrializado, de entregar serviços", resumiu o vice-presidente de Marketing dos produtos Tivoli, Scott Hebner, em conferência com jornalistas durante o evento. Por conta disso, continua, a empresa vê sentido em pensar em nuvens específicas para cada indústria, como uma nuvem para empresas de saúde ou uma nuvem para bancos.

    "Não estou dizendo que não exista uma infraestrutura comum de nuvem. Ela existe - e a IBM fornece esta plataforma -, mas reconhecemos que a organização dos dados dentro dela muda de acordo com o tipo de indústria", completa.

    E essa organização pode ser cada vez mais controlada e automatizada. Durante o Pulse, a IBM anunciou novas ferramentas para administração de cloud computing. O Tivoli Provisioning Manager 7.2, por exemplo, ajuda a automatizar tarefas regulares nesse ambiente, como o gerenciamento de imagens e o fornecimento de máquinas virtuais.

    Outro software, o Tivoli Storage Manager for Virtual Environments, ajuda a gerenciar a produção de backups de dados para ambientes virtualizados. Além deles, um novo software de entrega de ambientes virtuais, em versão beta aberta, permite criar máquinas virtuais em questão de segundos, afirma a empresa.

    Novos mercados Esse rearranjo singular do conceito de nuvem veio, em parte, da observação de como os clientes têm abraçado a tecnologia. Na apresentação que abriu o segundo dia do evento, por exemplo, o vice-presidente sênior do grupo de soluções de software da empresa, Michael Rohdin, contou como a busca de respostas a desafios específicos tem dado origem a campos de negócios totalmente novos, não necessariamente ligados a cloud, mas que também se beneficiam dela.

    "Diariamente enfrentamos desafios que, percebemos depois, afetam todas as empresas", disse Rohdin. "No processo de encontrar soluções, detectamos padrões que nos permitem construir novas soluções e até identificar novos mercados."

    Rohdin aponta dois exemplos de novos mercados: o "social business" e o "smarter commerce". O primeiro trata de compreender como as mídias sociais afetam os processos de negócios da empresa, e permitir que ela possa usar isso em seu benefício. "Uma aplicação social voltada para recursos humanos pode, por exemplo, identificar problemas com a satisfação dos funcionários antes que eles emerjam", explicou.

    O "smarter commerce", por sua vez, implica em entender o comércio como uma rede. "Entendemos que as aplicações devem facilitar a integração de produtores, vendedores e consumidores por meio do mundo digital", detalha.

    Caminhos abertos E a nuvem muitas vezes abre caminho para a descoberta dessas inovações, defende o vice-presidente de serviços de computação em nuvem da IBM Ric Telford. "A mudança de compreensão da nuvem, de economia de custos a instrumento que leva a inovações, será natural. A infraestrutura de cloud tem caráter facilitador."

    Opinião semelhante tem o chefe-estrategista de SOA e computação em nuvem da Lockheed Martin, Melvin Greer, que participou da mesa redonda no Pulse 2011, ao lado de Telford.

    Trabalhando numa empresa que é uma das maiores prestadoras de serviços de TI para o governo americano, Greer conta que os ambiente de cloud têm fornecido resultados em áreas de ponta, como teoria avançada dos jogos, genômica, oceanografia e estudo do clima e ecologia.

    "Em cloud, inovação fala mais alto que redução de custos. A primeira razão para a adoção da cloud até pode ser custo, mas à medida que o projeto evolui, o primeiro aspecto passa a ser inovação", garante Greer.

    • Publicações9017
    • Seguidores389766
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ibm-em-cloud-computing-reduzir-custos-e-beneficio-menor/2592046

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)