Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Idec defende maior proteção ao consumidor de seguros de vida

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maíra Feltrin, defendeu, na audiência pública da comissão especial sobre normas de contratos de seguros privados, que o texto do PL 3555/04 proíba expressamente as seguradoras de rescindirem os contratos de seguro de vida sem conhecimento do segurado. Na opinião dela, o seguro de vida tem natureza previdenciária e, por essa razão, “as seguradoras não podem esperar a mesma proteção exigida nos contratos de dano”.

    A advogada lembrou que tramita na Justiça de São Paulo uma ação civil pública movida pelo Idec contra empresas que romperam unilateralmente contratos de seguro de vida. “Normalmente, os beneficiários mais idosos são os mais prejudicados”, disse.

    Maíra Feltrin declarou também que o Idec é favorável à criação de normas gerais para os contratos de seguros privados, mas que a nova legislação só funcionará adequadamente se for aplicada em conjunto com o Código de Defesa do Consumidor.

    Nova audiência pública

    Antes de encerrar a reunião de hoje, o presidente da comissão, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), anunciou a realização de nova audiência pública, na próxima terça-feira (6).

    Serão convidados: o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Armando Vergílio dos Santos Júnior; o presidente do IRB - Brasil Resseguros, Eduardo Mithiro Nakao; o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e Resseguros de Capitalização, Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros e Resseguros (Fenacor), Robert Bittar; o professor de Direito do Seguro, Josué de Oliveira Rios; e o presidente da LLX Logística, Otávio de Garcia Lazcano.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idec-defende-maior-protecao-ao-consumidor-de-seguros-de-vida/2137775

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)