Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    IDÉIAS DO MILÊNIO: David Paice, escritor britânico

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 13 anos

    Até o terremoto e o tsunami que arrasou o Japão na semana passada, não havia dúvida, que o maior desastre natural dessa natureza fora registrado em Portugal, em 1755. No dia 1º de novembro daquele ano um terremoto de igual intensidade ao do Japão, também seguido de um violento maremoto e um devastador incêndio arrasaram a cidade de Lisboa e causaram a morte de 40 mil pessoas - um quinto da população da cidade. É sobre essa tragédia que o escritor inglês David Paice, autor do livro A Ira de Deus , recentemente lançado no Brasil, fala nessa entrevista concedida ao jornalista Silio Boccanera, transmitida no programa Milênio, da GloboNews. A entrevista foi concedida emjaneiro deste ano, bem antes do terremoto no Japão, e sua publicação permite traçar paralelos entre os dois eventos. Assim como a tragédia no Japão desencadeou o debate sobre os riscos do uso da tecnologia nuclear, o desatre de Lisboa há há mais de 250 anos provocou uma profunda revolução filosófica para a humanidade e consequências geopolíticas que afetaram até mesmo a História do Brasil.

    O Milênio é transmitido pela Globo News às 23h30 de segunda-feira, com repetições às 3h30, 11h30 e 17h30 de terça-feira, às 5h30 de quarta e às 7h05 de domingo.

    Leia a seguir a transcrição da entrevista:

    Portugal, novembro, 1755. Auge da riqueza trazida pelo ouro e por outras preciosidades do Brasil Colônia. Sem alerta, Lisboa se transforma em palco de um dos maiores terremotos registrados em todos os tempos. Magnitude avaliada hoje acima de 9 na escala Richter. Epicentro no mar. Sinais do tremor chegaram tão longe quanto Escandinávia, Suíça, África, até o Caribe. Numa cidade iluminada na época por velas, incêndios logo se espalharam. Em seguida, um gigantesco tsunami inundou Lisboa. Milhares de pessoas morreram, casas, prédios, palácios, foram destruídos. Até o rei foi levado a acampar no jardim. Riquezas arruinadas, comércio interrompido, economia arrasada. O megadesastre natural afetou até a Inconfidência Mineira no Brasil através de aumentos de impostos que irritaram a elite pró-independência de Vila Rica. A tragédia em Lisboa gerou discussões filosóficas entre Voltaire e Rousseau sobre a natureza do bem e do mal. Cientistas passaram a estudar mais o interior da terra. O arrasador e influente terremoto de Lisboa de 1755 inspira o livro recém-lançado no Brasil com o título A Ira de Deus do historiador britânico Edward Paice, que o Milênio entrevistou em Londres.

    Silio Boccanera Seu livro trata de um fato que pode parecer distante para muita gente: um terremoto de 200 anos atrás. Mas que, na verdade, foi muito relevante em vários aspectos. Só para entender a dimensão do que aconteceu, o senhor menciona que, no final do século 20, cientistas importantes ainda se referiam ao desastre de 1755 como talvez o maior terremoto jamais registrado. Para dar uma ideia de sua magnitude, seria possível compará-lo ao recente terremoto e tsunami na Indonésia há cerca de cinco anos?

    Edward Paice É uma pergunta muito interessante. Em termos de magnitude, intensidade e duração, os dois desastres são muito semelhantes. O terremoto em Sumatra-Andaman durou entre oito e dez minutos. O de Lisboa durou entre sete e dez. Foram os desastres naturais de maior duração já registrados. Eles são bem semelhantes nesse sentido, em termos da duração. Em termos da magnitude, ambos foram de 8,75 a 9 graus na escala Richter, o que os coloca entre os terremotos mais devastadores da História (Nota da Redação: o terremoto no Japão, atingiu 9 graus na escala Richter) . Eles se equivalem. Outra coisa muito interessante, na minha opinião, foi o aniversário do Terremoto de Lisboa ser menos de um ano depois do terremoto da Indonésia. Ainda assim, embora o terremoto da Indonésia estivesse bem vivo na lembrança das pessoas um ano depois, por motivos óbvios, aqui na Grã-Bretanha e na maior parte da Europa, ninguém se lembrou do Terremoto de Lisboa além dos portugueses, logicamente, que comemoraram seus 350 anos.

    Silio Boccanera Vamos falar nisso mais detalhadamente, mas o terremoto de Lisboa teve consequencias históricas comparáveis às dos atentados de 11 de Setembro.

    Edward Paice Acho a comparação bastante razoável. Se analisarmos outras comparações... Um importante historiador, especialista em Portugal, Charles Boxer, do King's College de Londres, comparou o desastre com o impacto da bomba atômica de Hiroshima. Trata-se de um evento dessa relevância. Os europeus tinham consciência disso mesmo um século depois do terremoto de Lisboa. Mas parece que ele foi esquecido. A memória histórica se desvaneceu.

    Silio Boccanera Assim como na Ásia, além do terremoto, houve um tsunami. As pessoas acham que tsunami é algo novo, porque a palavra, uma palavra japonesa, é relativamente nova. Mas houve um tsunami gigantesco na época. O senhor afirma que, na época, as pessoas falavam de ondas de 40 pés o que equivale a 12 m de altura chegando à costa a 600 km por hora. É a velocidade de um jato!

    Edward Paice Pelo que eu sei, o que ocorreu em Lisboa na manhã de 1º de novembro de 1755 foi um desastre triplo e sem paralelos. Só para explicar a sequencia de eventos: o primeiro terremoto, que foi resultado da acumulação de três tremores, ocorreu por volta das 9h45. O primeiro tremor secundário ocorreu cerca de uma hora de...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ideias-do-milenio-david-paice-escritor-britanico/2610245

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)