Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    IDESP repassará à sociedade informações sobre impactos de Belo Monte

    há 12 anos

    Um diretor e quatro coordenadoras de núcleos do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP), desde ontem, estão em Altamira, principal pólo de construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, com o objetivo de manter contato com os agentes sociais envolvidos direta e indiretamente no projeto, como órgãos públicos, organizações não governamentais e entidades representativas de empregadores e empregados, a fim de obter informações e conhecer os interesses convergentes e antagônicos a partir da ótica desses atores.

    Essa é uma das etapas do projeto do Instituto, previsto no Plano Plurianual 2012-2015, que pretende criar um Observatório de Belo Monte o qual disponibilizará para a sociedade informações que expressem os impactos socioeconômicos e ambientais dos 11 municípios da Região de Integração (R.I.) do Xingu, com ênfase em Altamira, localizados na área de influência do empreendimento.

    Neste primeiro momento, os principais focos serão as áreas de saúde, educação, segurança, demografia e aquelas ligadas a questões fundiárias. Mas o diretor de estudos e pesquisas ambientais do IDESP, Jonas da Veiga, explica que o IDESP não fará tudo sozinho, para tanto, o Instituto já estabeleceu contato para parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Defensoria Pública do Estado do Pará, e representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa (SEGUP), além de contar com o apoio dos representantes do Governo do Estado no Comitê Gestor para Belo Monte.

    Para o diretor, o acompanhamento dos indicadores e o contato estabelecido com os atores sociais são de fundamental importância para que o Estado se firme em relação ao desenvolvimento da R.I. do Xingu, obtendo cada vez mais informações, firmando seu protagonismo. Por isso, existe uma interlocução entre IDESP e representantes do Governo do estado do Pará no que diz respeito ao Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu.

    Fonte: IDESP.

    • Publicações4185
    • Seguidores68
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idesp-repassara-a-sociedade-informacoes-sobre-impactos-de-belo-monte/3173680

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)