Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Idosos ludibriados em transferências de imóveis para filho e a nora serão indenizados

    A 2º Câmara Civil do TJ confirmou sentença que condenou um homem e sua companheira ao pagamento de indenização por danos morais em favor dos pais e sogros do casal, após o registro de transferências fraudulentas de imóveis em prejuízo dos idosos.

    Eles terão que pagar R$ 20 mil em favor das vítimas, ludibriadas ao transferir os bens - três apartamentos - para a nora por suposta necessidade de viabilizar reformas nos imóveis e escapar de possível execução fiscal por inadimplemento. A justiça identificou "vício de consentimento" na origem das transações.

    O desembargador Sebastião César Evangelista, relator da apelação, disse que o dano moral restou configurado em virtude do tratamento degradante registrado no seio familiar. A ação tramitou em comarca do sul do Estado.

    Segundo os autos, após a transferência, os aluguéis das salas passaram diretamente para a nora, que além de não devolver os bens, conforme prometera, ainda passou a ignorar as necessidades básicas dos idosos, inclusive em momentos de privação absoluta de recursos econômicos.

    A câmara concluiu que os pais e sogros foram vítimas de abandono material e afetivo por parte do filho e da nora, após avançada idade, vítimas de dilapidação patrimonial perpetrada no seio familiar, que indubitavelmente conduz ao aludido abalo moral. Os argumentos do casal foram todos rechaçados, entre eles a preocupação com possível transferência dos bens via doação para igrejas evangélicas. "O grau de reprovabilidade da conduta é alto", concluiu Evangelista. A decisão, que desfez os negócios e arbitrou danos morais, foi unânime.

    Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445 (JP) Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
    • Publicações23906
    • Seguidores1238
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idosos-ludibriados-em-transferencias-de-imoveis-para-filho-e-a-nora-serao-indenizados/440465787

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)