Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    ILB inicia campanha pelo recredenciamento junto ao MEC

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    O Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal (ILB) deu início ao processo de recredenciamento da instituição junto ao Ministério da Educação, exigência das normas de fiscalização e regulação do sistema educacional. Para isso, começou nesta segunda-feira (7) uma campanha voltada a todos os servidores do ILB com as informações necessárias sobre a questão, a fim de prepará-los para eventuais visitas de técnicos do MEC.

    O recredenciamento funciona como uma espécie de selo de qualidade e garante a validade dos certificados emitidos pelo ILB fora do ambiente do Senado. Durante sua validade, o Instituto mantém autonomia para criar novos cursos, sem precisar de outros procedimentos de validação. Ainda não há uma data certa, mas a previsão é de que as visitas técnicas do MEC ocorram a partir de fevereiro. Elas se dirigem especialmente a diretores, professores e coordenadores, mas têm sido comuns entrevistas a servidores de outros setores da escola – daí a necessidade da campanha.

    — É uma questão de todo o Instituto e, por isso, todos nós precisamos saber como provar que atendemos aos requisitos do MEC —, disse Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, ao apresentar a campanha.

    O ILB passa a uma nova base de funcionamento, acrescentou José Dantas Filho, coordenador de Ensino Superior.

    — Não é um problema dos cursos de pós-graduação, mas de todo o Instituto, da confirmação de sua autonomia e de sua garantia de avançar em pesquisa, extensão e na possibilidade de criação de novos cursos - explicou.

    Ele adiantou alguns desses cursos, que podem ser criados em breve, em parceria com outras instituições, como o de Avaliação de Políticas Públicas, ou o de Tecnologia da Informação aplicada ao processo legislativo. Dantas lembrou a importância do credenciamento junto ao MEC para o Senado como um todo, já que há muita demanda por formação, sobretudo com o grande número de aposentadorias. E reafirmou o papel do ILB como escola de governo e como construtor de conhecimento na área do Legislativo.

    O diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, mostrou-se otimista não apenas quanto ao recredenciamento, mas quanto a outros desafios que virão em 2016. Além do lançamento da campanha, o evento da manhã desta segunda, serviu também como encerramento de 2015, inclusive com o resultado de um trabalho de desenvolvimento de equipes feito durante o semestre.

    Coube a Helder Rebouças efetuar um balanço do ano:

    — Fizemos ajustes, houve fusão de áreas, tivemos dificuldades, mas o resultado é positivo e tenho certeza que vamos avançar.

    Ele disse ver “bons horizontes para 2016”, citando alguns trabalhos que serão desenvolvidos em diferentes áreas.

    Da assessoria do ILB

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ilb-inicia-campanha-pelo-recredenciamento-junto-ao-mec/264984001

    Informações relacionadas

    Senado
    Notíciashá 6 anos

    MEC renova credenciamento da pós-graduação do ILB

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)