Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ilegitimidade passiva do Estado impede PGE de responder por processo contra o DERBA

    há 12 anos

    Insatisfeitos com a abrupta redução, em janeiro de 2004, do valor da gratificação por condições especiais de trabalho por eles percebida há mais de 10 anos, servidores do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia ajuizaram, contra o DERBA e o Estado da Bahia, uma ação ordinária pleiteando o pagamento das diferenças vencidas .

    Os autores da ação alegaram que a redução da gratificação foi feita de modo aleatório, configurando violação a direito líquido e certo adquirido, e que a mesma não se justifica já que continuaram desempenhando suas funções em idênticas condições.

    Responsável pela demanda, o procurador do Estado Adriano Ferrari contestou o pleito sustentando em juízo a ilegitimidade passiva do Estado. De acordo com o procurador, conforme noção básica de Direito Administrativo, o Derba, Autarquia Estadual, possui personalidade jurídica própria e capacidade processual para responder em juízo, não sendo necessário que o Estado da Bahia seja acionado.

    Por entender que a parte autora da ação exercitou sua pretensão contra quem não poderia ser convocado para a lide, a juíza Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos extinguiu o processo sem resolução do mérito em relação ao Estado da Bahia.

    Fonte: PGE/ASCOM

    Data: 7/12/2011

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ilegitimidade-passiva-do-estado-impede-pge-de-responder-por-processo-contra-o-derba/2956673

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Jurisprudênciahá 4 meses

    Tribunal de Justiça do Paraná TJ-PR: XXXXX-06.2023.8.16.0018 Maringá

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)