Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Imagem de empregado usada em informativo interno não causa dano moral

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    A 4ª Turma do TST absolveu a empresa gaúcha Transportadora Arco Ltda. da condenação ao pagamento de indenização por dano moral a um motorista que teve a imagem divulgada no manual do motorista da empresa, de circulação interna. O julgado entendeu que a exposição dentro do ambiente empresarial não enseja o pagamento da indenização pretendida.

    Após o juízo de primeiro grau ter indeferido a verba ao empregado, ele recorreu ao TRT da 4ª Região (RS) e conseguiu a reforma da sentença. No entendimento regional, independentemente de ter auferido ou não lucros com o material, a empresa violou um direito personalíssimo do trabalhador, que é o direito à sua imagem, com a distribuição do material sem a sua autorização.

    Contra essa condenação, a transportadora sustentou ao TST que a divulgação da imagem em material interno, sem finalidade promocional ou comercial, não enseja o pagamento de indenização, pois não trouxe prejuízos de ordem moral, psíquica tampouco situação degradante, vexatória ou humilhante ao trabalhador.

    Para a ministra Maria Calsing, relatora, o uso indevido da imagem de alguém está resguardado no constitucionalmente (art. 5, incisos V e X), surgindo o dever de indenizar, em especial quando utilizada para fins comerciais ou publicitários, uma vez que viola o patrimônio jurídico personalíssimo do indivíduo. Observou ainda que o TST considera passível de reparação moral o uso da imagem sem a sua autorização e com objetivos comerciais.

    A relatora entendeu, contudo, que “no caso do motorista não houve dano moral, porque a imagem do empregado foi divulgada no manual do motorista, que é de uso interno, estritamente informativo e de orientação sobre os procedimentos da empresa, sem finalidade econômica ou comercial”.

    O julgado arrematou que “não se trata, portanto, de conduta ilícita pelo abuso de poder diretivo da empresa”.

    A decisão foi unânime. Após a publicação do acórdão, foram opostos embargos declaratórios, que estão pautados para o dia 4 de outubro. O advogado Luis Fernando Cardoso de Siqueira atua em nome da empresa. (RR nº

    20049-37.2015.5.04.0281 – com informações do TST e da redação do Espaço Vital).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imagem-de-empregado-usada-em-informativo-interno-nao-causa-dano-moral/502976763

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)